Trump se torna primeiro ex-presidente dos EUA a ser condenado criminalmente

Foto: Evan El-Amin/Shutterstock

Donald Trump se tornou, nesta quinta-feira (30), o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado por um crime. Um júri de Nova York o considerou culpado de falsificar documentos para encobrir um suborno a uma atriz pornô antes da eleição de 2016.

Após dois dias de deliberações, o júri de 12 membros considerou Trump culpado em todas as 34 acusações contra ele, sendo necessária a unanimidade para o veredicto. Trump manteve uma expressão neutra enquanto os jurados confirmavam o veredicto.

Esta condenação coloca os Estados Unidos em uma situação inédita antes da eleição presidencial de 5 de novembro, quando Trump, candidato republicano, tentará reconquistar a Casa Branca do atual presidente democrata Joe Biden. Trump, de 77 anos, negou qualquer irregularidade e deve recorrer da decisão. Ele enfrenta uma pena máxima de quatro anos de prisão, embora seja comum que condenados por este crime recebam penas mais leves, como multas ou liberdade condicional. Mesmo se encarcerado, Trump poderia continuar sua campanha e assumir o cargo se vencesse.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.