O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Edimar Santos, e o prefeito de Assis Chateaubriand e futuro presidente da organização, Marcel Micheletto, acompanharam nesta terça-feira (25), a palestra do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional Enio Verri, na audiência proposta pelo deputado Arilson Chiorato, sobre o tema “Os impactos dos investimentos socioambientais da Itaipu no Paraná”.
Enio Verri destacou os investimentos da Itaipu nos 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul e explicou a natureza jurídica da empresa, que é binacional.
Enio destacou que reviu as contrapartidas dos municípios, reduzindo os custos para as cidades menores e com menos recursos.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu destacou ainda o programa AMP-Itaipu 4.0, que formou 18.mil servidores públicos municipais gratuitamente, em parceria com a AMP. “Optamos por investir nos municípios mais pobres e que precisam mais de nós, com respeito à democracia”, disse.
Micheletto elogiou o apoio que a Itaipu está dando aos municípios e se colocou à disposição para, como futuro presidente da AMP, ajudar no trabalho de fortalecimento dos municípios do Estado, sobretudo os pequenos. “O Paraná é um só. Estamos juntos, AMP e Itaipu, pelo mesmo objetivo de desenvolvermos os municípios do nosso Estado”, disse.
O vice-presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) e prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem, também teve assento à mesa.