A edição 2024 do Anuário de Piscicultura, publicado pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), ressaltou a importância da piscicultura para o agro brasileiro. As informações levantadas são amplamente utilizadas pela cadeia do pescado, para os centros de pesquisa e para a elaboração de Políticas Públicas voltadas ao segmento da Aquicultura.
Foi destaque nesta edição a quantidade de espécies produzidas no país no ano de 2023, com 887.029 toneladas – sendo 65,3% de tilápia (579.080 toneladas), produção considerada muito expressiva, diante de alguns desafios enfrentados pelo setor. A média de crescimento anual ficou em 5,325%.
A publicação mostrou ainda que, nos últimos 10 anos, o consumo de tilápia no Brasil cresceu 93%, e o de peixes de cultivo, 53,2%.
Brasil
Apesar de a China continuar liderando o ranking mundial de produção de tilápia, o Brasil tem se destacado. Em 2023 o país produziu mais de 550 mil toneladas da espécie, assumindo a quarta posição global, representando 8,4% do volume total. As exportações da piscicultura brasileira aumentaram 4% em valor, totalizando U$S 24,7 milhões.
Paraná
Entre os estados brasileiros, o Paraná lidera na produção, tendo produzido em 213.300 toneladas em 2023, seguido por São Paulo com 82.400 toneladas, e Minas Gerais com 58.200 toneladas produzidas.
A produção paranaense está mais concentrada na região oeste do Estado, e a Cocari está tendo um importante papel na expansão desse polo produtor para a região norte do Paraná.
Cocari
Na Cocari, a Unidade de Beneficiamento de Pescado, localizada em Alvorada do Sul, segue com franco crescimento em sua produção e tem previsão de aumento de aproximadamente 50% do seu volume de abate, em 2024.
Recentemente, a cooperativa lançou o Filé de Tilápia congelado, disponível no Shopping Rural da cooperativa, em Mandaguari e supermercados da cidade de Alvorada do Sul.
Rações da linha Aqua
Um fator destacado pelo Anuário Peixe BR da Piscicultura, se refere à vasta capacidade brasileira na produção de insumos essenciais, como soja e milho, fundamentais para a fabricação de rações para animais aquáticos.
Nesse quesito, a Cocari realiza um trabalho importantíssimo, destinando parte da produção agrícola dos cooperados para a fabricação de rações da linha Aqua, para piscicultura, que têm excelentes vendas, com alta qualidade comprovada.
Integração Cocari
A Cocari investe na Piscicultura desde 2021, com o Projeto de Fomento à Piscicultura, que visa auxiliar seus cooperados integrados na engorda e despesca da tilápia. Com consultoria técnica especializada, realizada pela equipe de fomento à piscicultura da Cocari, o produtor recebe orientações a respeito do manejo, trato e pré despesca, visando atingir o melhor desempenho em seus lotes e os melhores resultados.
A piscicultura tem se revelado uma interessante alternativa de renda para as propriedades rurais. E este é o objetivo da Cocari: cooperar para que o produtor possa instalar na sua propriedade mais uma fonte de renda, oferecendo o apoio e o suporte, para que o resultado da atividade seja rentável e sustentável.
Na integração o produtor recebe?
– Alevinos/Juvenil;
– Ração;
– Consultoria técnica especializada e customizada;
– Serviço de despesca;
– Garantia de compra.
O produtor participa com:
– Infraestrutura necessária para a atividade: construção do(s) tanque(s) e acesso a propriedade;
– Equipamento de aeração;
– Mão de obra;
– Energia elétrica (preferencialmente a trifásica);
– Insumos (sal, cal, calcário)
O Projeto de Integração à Piscicultura funciona com uma distância ideal em torno de 100 km da Fábrica de Rações da Cocari, em Mandaguari PR, mas para aqueles que possuem interesse basta entrar em contato, para realizar a avaliação de viabilidade de seu projeto.
Para tirar dúvidas e solicitar a avaliação de estudo de viabilidade da propriedade, é só entrar em contato com o Fomento à Piscicultura, pelo e-mail fomentopeixes@cocari.com.br ou pelos telefones (44) 3233-8700 ou (44) 99978-0980.
Redação Cocari