A nova Diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) tomou posse hoje, em Curitiba, para um mandato de dois anos. Ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, dos dirigentes das 19 associações regionais de municípios e de centenas de autoridades públicas e do setor privado, o novo presidente da Associação e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, assumiu vários compromissos: ampliar as conquistas da atual Diretoria da AMP junto com todos os prefeitos e prefeitas, prosseguir o diálogo com todos os segmentos da sociedade e fortalecer a luta pela agenda municipalista, em benefício das 399 prefeituras do Estado.
Edimar fez um agradecimento especial ao ex-presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, ao governador Ratinho Júnior, ao deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, à deputada federal Luíza Canziani, aos prefeitos e prefeitas do Paraná, à chapa eleita no dia 20 de março e a todos que apoiaram sua candidatura. “Fiz questão de colocar pelo menos um prefeito e prefeita de cada região do Estado e 20% de mulheres na nossa chapa para que a Diretoria da AMP fosse a mais democrática e representativa possível. Reafirmo o compromisso de trabalhar muito pelos municípios, sempre ao lado dos prefeitos e prefeitas, mantendo as lutas da atual Diretoria, junto com o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e a nossa bancada federal”, disse Edimar.
Júnior Weiller também fez um agradecimento especial a todos os prefeitos e prefeitas, à Diretoria e, de modo especial, ao governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Saio da AMP com a consciência tranquila. Junto com meus amigos prefeitos e prefeitas, trabalhamos muito, visitamos todas as regiões e quase todos os municípios do Estado. Fizemos, enfim, tudo o que pudemos pelo desenvolvimento dos municípios do Paraná. Além disso, a AMP se consolidou como uma das associações mais importantes do Brasil graças ao trabalho da Diretoria, de todos os prefeitos, do Governo do Estado e dos parlamentares. Quero agradecer muito a todos, em especial ao governador Ratinho Junior, sempre muito solícito com as causas municipalistas. Assumimos a AMP em um momento difícil, mas, juntos, conseguimos fazer um grande trabalho em defesa das nossas cidades. A vida acontece nos municípios. Que eles continuem fazendo do nosso Paraná, junto com o governo, o Estado mais desenvolvido e mais sustentável do País”, disse.
UNIÃO PELO PARANÁ
O governador Carlos Massa Ratinho Junior elogiou a gestão de Júnior Weiller, desejou sucesso à gestão do presidente Edimar, destacou todas as realizações do seu governo e defendeu um pacto pela Educação no Estado. “O Paraná tem investimentos de R$ 200 bilhões de empresas privadas. É o Estado que mais cresce, mais gera empregos e é o mais sustentável do Brasil. Mas temos desafios. Precisamos nos unir para melhorar a Educação ainda mais e também em torno dos consórcios municipais, que estão dando certo no Brasil todo, em todas as áreas. Vamos juntos fazer do Paraná um Estado cada vez mais desenvolvido e justo. Viva a AMP. Vivam os municípios do Paraná”, disse.
A deputada federal Luisa Canziani falou em nome dos deputados federais e o senador Sérgio Moro, em nome dos senadores. Luisa destacou a força de trabalho de Edimar e o papel das mulheres na sua gestão. Moro defendeu a união dos prefeitos e parlamentares pelos avanços no Brasil. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, defendeu a união dos prefeitos para garantir o pacto federativo nos municípios.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, parabenizou a Diretoria pelo trabalho e resumiu tanto as conquistas quanto os desafios dos municípios. “O Brasil precisa aprender com as prefeituras. Nós temos divergências com os demais entes federados, mas somos racionais e, juntos, estamos obtendo muitas conquistas para a população, com as nossas lutas. Sucesso à nova gestão do presidente Edimar Santos”, comentou, ao lado do presidente da Femurn (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte), Luciano Santos.
O diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta, destacou as parcerias firmadas com a AMP por meio de programas como o “Desenvolve Paraná” e o “Sala do Empreendedor “. Parabéns à Diretoria do presidente Júnior pelo brilhante trabalho. Muito sucesso à gestão do presidente Edimar. Continuem contando com o Sebrae/PR no desenvolvimento dos municípios paranaenses”, comentou.
ELEIÇÃO POR UNANIMIDADE
Eleita no último dia 20 por unanimidade, a chapa “Juntos, construir o Paraná que queremos!” é encabeçada pelo prefeito de Santa Cecília do Pavão (atual vice-presidente da AMP), e ainda conta em seu Conselho Diretor com o primeiro vice-presidente e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; o segundo vice-presidente e prefeito de Goioerê, Roberto Reis de Lima; o terceiro vice-presidente e prefeito de Inácio Martins, Edemétrio Benato Júnior; o primeiro secretário e prefeito de Vitorino, Marciano Vottri; o segundo secretário e prefeito de Terra Rica, Julio Cesar Leite; o primeiro tesoureiro e prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires; a segunda tesoureira e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo; e o diretor de Relações Institucionais e Políticas e prefeito de Guaratuba, Roberto Justus.
Participaram da posse ainda os secretários estaduais João Carlos Ortega (Casa Civil), Eduardo Pimentel (Cidades), Darlan Scalco (Chefia de Gabinete), Valdemar Bernardo Jorge (Desenvolvimento Sustentável), Guto Silva (Planejamento), Hudson Teixeira (Segurança Pública), Leandre dal Ponte (Mulher e Igualdade racial), Santim Roveda (Justiça), Luciana Casagrande (Cultura), Marcelo Rangel (Inovação e Modernização)
E ainda os ex-governadordes Cida Borghetti e Orlando Pessuti; os deputados federais Sérgio Souza, Beto Richa e Geraldo Mendes; os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Moacyr Fadel e Marcel Micheletto (ex-presidentes da AMP), Maria Victória, Cloara Pinheiro, Alisson Wandscheer, Luiz Corti, Fábio Oliveira, Requião Filho, Tiago Amaral, Alexandre Curi e Soldado Adriano José; a presidente do Movimento das Mulheres Municipalistas do Paraná e prefeitas de Astorga, Suzie Pucillo.
Fonte: AMP