O renomado criador japonês Akira Toriyama, famoso por ser o mestre por trás do manga e anime Dragon Ball, faleceu aos 68 anos em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo. O anúncio oficial foi feito nesta sexta-feira (8/3). Toriyama deixou um legado notável, com suas contribuições para a cultura pop global, e a franquia Dragon Ball expressou sua esperança de que seu mundo único continue sendo amado.
O funeral do artista já ocorreu, contando com a presença da família e de poucos amigos próximos. A produtora Bird Studio revelou que Toriyama estava envolvido em vários projetos entusiásticos quando faleceu. Nascido em 1955, em Nagoya, Toriyama ganhou destaque com Dr. Slump antes de alcançar o sucesso estrondoso com Dragon Ball, uma das franquias de mangá mais vendidas da história, que se expandiu para séries de anime, filmes e jogos eletrônicos.
O protagonista, Son Goku, é um guerreiro habilidoso em artes marciais que, com aliados, luta contra ameaças à Terra em busca das místicas bolas de dragão.