Diante do quadro de aumento dos casos de dengue em Lunardelli, o prefeito Reinaldo Grola, divulgou um vídeo nas redes sociais fazendo um apelo à população sobre a importância da prevenção.
Grola informou que o município tem 50 casos confirmados ou aguardando resultados, e a situação atingiu um quadro de níveis alarmantes.
“Nas próximas semanas serão marcadas por iniciativas conjuntas entre o poder público e a comunidade, visando reduzir a infestação do mosquito transmissor”, disse o prefeito.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada em locais que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, tambores, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas inutilizadas/sem manutenção e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
É necessário que a população colabore e redobre a atenção para objetos e locais que possam acumular água das chuvas, sobretudo em áreas sem cobertura.
Além disso, é importante ressaltar que a larva precisa ter contato com água limpa e parada por apenas uma semana para que ocorra o seu desenvolvimento e transformação em mosquito, portanto, a eliminação dos criadouros é fundamental para o combate à dengue.