Na última sexta-feira (18), Lunardelli sediou o a 3ª Oficina de Valorização da Paisagem do Rio Ivaí. O evento promovido pela Prefeitura do Município de Lunardelli, representantes de instituições acadêmicas (ITFPR e UEM), Ministério Público do Paraná e movimentos da sociedade civil organizada. O principal objetivo foi de sensibilizar e mobilizar a sociedade para compreender a importância do Rio Ivaí no contexto ambiental regional e paranaense, bem como provocar ações para sua preservação e proteção.
A abertura da Oficina foi dada a partir da belíssima apresentação das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sob a direção dos Professores Paulo Ricardo e Marcelo. Contou com a presença do Prefeito Reinaldo Grola, o Juiz da Comarca de São João do Ivaí, Doutor Malcon Jackson Cummings, Promotora de Justiça e Coordenadora do Grupo de atuação especializada em meio ambiente, habitação e urbanismo – GAEMA – de Campo Mourão, Rosana Araújo de Sá Ribeiro, Secretário Municipal de Meio Ambiente Alexandro Blaut, os vereadores Zeila Moribe, Júnior de Castro, Donizete Correa Padre Gabriel Begalli, Parulha Ambiental, além de servidores públicos municipais, alunos do Colégio Estadual Geremia Lunardelli e do Colégio Estadual do Campo Dom Pedro I do município de Lidianópolis.
Os palestrantes foram a Doutoranda Simone A. Quiezi, representando o Laboratório de Educação e História Ambiental (LEHA/UEM), que falou sobre os Paleoterritórios e os Processos Ocupacionais no Rio Ivaí; O Secretario Municipal de Turismo, Francisco Aparecido Izidoro que falou sobre A importância da RPPN para Lunardelli e a identificação das atividades e pontos de atração turística/cultural/ambiental do município; Dr. Edson K. Okada, Dra. Andrea Bialetzki e Dr. Roger Mormul representando a Nupélia/UEM, que falaram sobre A importância do Rio Ivaí no contexto da conservação do último trecho livre do alto Rio Paraná; Dr. Robertson Fonseca de Azevedo representando o Movimento Pró Ivaí/Piquirí que falou sobre As ameaças de barramento do Rio Ivaí e os mecanismos de luta e resistências, com propostas de ações; Dra. Maristela Moresco Mezzomo representando a UTFPR Campo Mourão que falou sobre O Comitê de Bacia do Alto Ivaí e o senhor Marildo Oliveira representando o Porto Ubá, que falou sobre Os pescadores profissionais, o médio Ivaí e a Patrulha Ambiental.
Após as palestras, os convidados participaram do almoço e no período vespertino realizaram uma visita técnica no Rio Ivaí (local conhecido como “a 15”), onde foram recepcionados pelos palestrantes e idealizadores do evento, a fim de ouvirem informações pertinentes à temática, além de serem agraciados com uma paisagem belíssima do rio.
Assessoria de imprensa