JEPS: Colégio de Arapongas campeão do basquetebol cita trajetória da equipe para explicar o sucesso no JEPs Jandaia do Sul

Pedro Augusto Vanzella Canezin, diretor do Colégio Estadual Júlio Junqueira, de Arapongas, manifestou sua opinião de alegria após a vitória de Arapongas no Basquetebol ocorrida nesta segunda-feira (20), no JEPs Jandaia do Sul. “Para falarmos um pouco sobre a trajetória da nossa equipe, que sagrou-se bicampeã dos jogos escolares fase regional no basquetebol categoria 12 a 14 anos, é preciso voltarmos um pouco ao tempo para uma breve análise”, ressalta o mestre. Ele conta que há 10 anos, a instituição aproveita os eventos dos jogos escolares como ponto fundamental de um projeto chamado Projeto Esportivo do Colégio. “É uma escola pequena, que tem em torno de 150 alunos e fica próximo à zona rural do município de Arapongas. A cultura do futebol é aquele futebol rural, de final de semana, com os pais e familiares”, diz.

Pedro relata que as crianças sendo levadas à beira do campo, forma-se como uma cultura muito forte na escola. Entretanto, poucas competições e eventos escolares dentro do futebol eram possíveis. Por isso, se decidiu modificar um pouco a cultura esportiva, acrescentar novas modalidades, novas práticas e novas possibilidades. “Começamos então, com a apresentação do atletismo, do tênis de mesa, do futsal e fomos estendendo as ações. Chegamos ao voleibol e ao basquetebol que começou a ser introduzido na escola em 2019. Então conseguimos participar da fase municipal com duas equipes, masculino A e masculino B. Mas não tivemos grandes resultados, pois ainda era um trabalho iniciante,” explica o professor ao citar as dificuldades no período da Covid-19.

“A pandemia atrapalhou um pouco a trajetória, mas quando retornamos às atividades presenciais na escola, os alunos ainda demonstravam o interesse e a cultura do basquete também aconteceu. Foi retomado o trabalho do esporte dentro da escola e hoje nós temos três times sendo desenvolvidos. As duas categorias do masculino e um feminino de 12 a 14 anos”, pontua. A trajetória do basquete no Júlio Junqueira começou em 2022, com a equipe ainda no retorno da pandemia, onde por surpresa, de acordo com o entusiasta professor foi possível vencer fase municipal. “Fomos disputar pela primeira vez a fase regional com uma modalidade coletiva. A primeira vez que a nossa escola participou de uma modalidade coletiva na fase regional foi no basquetebol, em 2002, Com esse time ainda e alguns meninos que hoje se sagraram bicampeões. Fomos vice-campeões em 2022”, celebra.

Com tudo isso, o Colégio Júlio Junqueira voltou com mais força em 2023, após um ano inteiro de preparação. `Foram treinos duas vezes por semana e aulas especializadas de condicionamento esportivo, o que ajudou muito os atletas. “É uma grande ajuda para que esses alunos possam desenvolver suas habilidades, suas capacidades físicas e intelectuais para a prática esportiva”, descreve. Em 2023, a equipe foi campeã da fase municipal ficou em segundo lugar na fase macrorregional, conquistando sua classificação para a etapa e indo além na disputa da fase final, pela primeira vez também em uma modalidade coletiva. “Nós participamos de uma fase final onde, devido ao alto nível da competição, não tivemos grandes resultados, mas sim uma grande aprendizagem. E isso, nós trouxemos a partir de então para esse ano”, enfatiza o professor.

Em 2024, os atletas foram tricampeões da fase municipal e bicampeões da fase regional. O objetivo, segundo o colégio, é chegar de novo à fase final e ganhar condições de mais uma disputa, contudo mais igual, mais próximo das melhores equipes basquetebol paranaense. Ao longo dessa década, os alunos foram chamando a atenção do município de Arapongas. “Nas demais escolas que estão sempre participando dos jogos os professores e os técnicos da Secretaria Municipal de Esportes, já convidam os alunos a participar de treinamentos e competições representando a cidade”, explica.

O colégio já teve atleta campeão, vice-campeão brasileiro no atletismo e atletas representando o município nas competições de futebol, futsal, voleibol e no basquete. “Temos hoje um ex-aluno nosso representando o município de Arapongas, disputando o Campeonato Paranaense de Futsal Sub-20, então é um trabalho que vem rendendo frutos não somente para a nossa escola, mas para o município em si”, ressalta. Os atletas campeões têm apoio oficial do município, que cede orientadores para os treinos e jogos amistosos, na preparação da equipe – principalmente no basquetebol. “Tudo isso soma forças para que hoje a gente tenha alcançado o resultado que conseguimos”, finaliza.

Nesta segunda-feira (20), o município de Arapongas levou a melhor no Basquetebol do JEPs em Jandaia do Sul. Com o masculino a equipe do Colégio Estadual Júlio Junqueira derrotou Marilândia do Sul na categoria de 12 a 14 anos e também foi campeã a frente de Bom Sucesso, Marilândia do Sul e Mauá da Serra – respectivamente, com os atletas de 15 a 17 anos.

Com informações de Cezar Neves – COM / JEPs Jandaia do Sul

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.