Mensagens Personalizadas

FAXINAL: CMDRS — Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável se reúne com Agricultores

Na última terça-feira, dia 02 de setembro, o plenário da Câmara de Vereadores foi palco de uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), coordenada pelo secretário de Agricultura de Faxinal, Reginaldo Pavesi, e secretariada pelo extensionista do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), André Luis Alves Miguel. O encontro em caráter de Audiência Pública, contou com a presença dos membros do conselho e representantes do setor, que, teve como pauta principal a reestruturação do CMDRS, aprovação dos convênios de pavimentação de estradas rurais e apresentação dos investimentos no setor agropecuário 2025 em diante.

André Alves Miguel iniciou a sessão ressaltando a importância do conselho e a necessidade de preencher as lacunas de representação nas comunidades que atualmente estão sem conselheiros. Foi acordado que, nos próximos 90 dias, serão realizadas reuniões nas comunidades rurais para promover a eleição dos novos representantes.

Em seguida, a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e coordenadora dos programas de aquisição de alimentos, Íria Stein Siena, destacou a necessidade de também reestruturar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Ela sugeriu a realização das reuniões em conjunto com as do CMDRS, visando otimizar o tempo dos conselheiros e facilitar a organização dos temas em discussão.

Pavimentação

No que diz respeito aos projetos de pavimentação, Reginaldo Pavesi informou que a Secretaria de Agricultura e Pecuária prevê um investimento superior a 35 milhões de reais em obras e convênios neste ano. O secretário fez um apanhado das principais atividades, incluindo a aquisição de maquinários (linha pesada), construção de barracões que envolvem várias secretarias de estado como, a SEAB, SECID, SEDEST, SETU, ITAIPU, ADAPAR, MAPA e o INCRA no atendimento ao programa Fomento Mulher do INCRA no Projeto de Assentamento Três Barras. Dentre os principais projetos de pavimentação, destaca-se a obra da estrada da Vista Alegre, que ligará a Vila Nova à ponte do rio Pereira, com um orçamento estimado em mais de 19 milhões de reais. Para avançar na execução, será necessária uma nova reunião para obter o consentimento dos proprietários lindeiros, respeitando a legislação vigente. A previsão é que até novembro toda a documentação para a licitação esteja pronta, com a obra estimando 30 meses de duração. Outros trechos debatidos em tom de “Aceite e Aprovação” pelo concelho foram a pavimentação da Estrada da Tulipa (Resort-Itaipu), da estrada do Barreirinho (pavimentação poliédrica) e da estrada Três Barras, que receberá melhorias por meio de revestimento CBUQ em cima da pavimentação existente.

O encontro foi finalizado com uma intervenção do secretário da Indústria e Comércio, Marcus Wielewski, que anunciou a implantação de aviários na região em parceria com a Jaguafrango. Wielewski ressaltou que, comparativamente a municípios vizinhos, Faxinal possui um baixo número de aviários, embora apresente grande potencial para essa atividade. Além dos pontos principais, a reunião abordou desafios e oportunidades para o município, incluindo o cultivo de morangos e abacates, bem como a qualificação na produção de tomate, cachaça e queijos.

Com isso, a reunião do CMDRS foi um importante passo para reforçar a participação comunitária e a implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável em Faxinal.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações