Mensagens Personalizadas

Dom João Braz de Aviz, cidadão honorário de Borrazópolis, pode suceder o papa Francisco em caso de conclave

Dom João Braz de Aviz e Padre Paulo de Borrazópolis

Após ter sido internado com uma grave infecção respiratória, a saúde do papa Francisco, com 88 anos, tem gerado preocupação para fiéis católicos.

Em novo boletim médico divulgada nesta sexta-feira (28), pelo Vaticano, o Papa Francisco teve uma crise isolada de broncoespasmo e apresentou piora no quadro respiratório. O pontífice iniciou uma ventilação mecânica não invasiva, respondendo bem à troca de gases. O prognóstico, porém, segue reservada.

No cargo desde 2013, a situação delicada tem aumentado especulações sobre a eventual sucessão do líder religioso.

Caso o papa Francisco não consiga resistir ao quadro delicado de saúde ou renunciar, os 140 cardeais aptos a votar em um conclave se reunirão para escolher seu sucessor.

Ao todo existem 253 cardeais, mas só aqueles com idades inferiores a 80 anos podem votar. No entanto, não há impedimento de idade para o líder da igreja Católica.

Visita da família do Cardeal em Borrazópolis

Sete cardeais brasileiros têm condições para votar em um eventual conclave e um já passou dos 80 anos: Entre eles, está Dom João Braz de Aviz, que apesar de ter nascido em Mafra (SC), viveu toda a sua infância e adolescência em Borrazópolis no Vale do Ivaí, cidade onde descobriu sua vocação para o sacerdócio e que, em 2022, o reconheceu como cidadão honorário.

Dom João Braz de Aviz, foi um dos oito filhos de João Avelino de Aviz e de Juliana Hacke de Aviz, primo da Professora Marli Hack e Aline Hack e também sobrinho da Dona Elvira Hack (já falecida).

Atualmente, Dom João ocupa um dos cargos mais importantes no Vaticano, para onde foi há anos atrás ser o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, função que o colocou próximo ao Papa e o tornou um dos nomes cogitados para sucedê-lo. Atualmente o Dom João pediu sua aposentadoria para voltar ao Brasil, mas como o Papa ainda não concedeu oficialmente, ele continua na lista dos elegíveis.

Os outros sete cardeais são:
– Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo;
– Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida;
– Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília;
– Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil;
– Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre;
– Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus;
– Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

Dos oito brasileiros, apenas Dom Raymundo Damasceno não pode participar do conclave por já ter mais de 80 anos de idade.

Caso venha a ser eleito Papa, Dom João Braz de Aviz levaria consigo não apenas a experiência de décadas dedicadas à Igreja, mas também o orgulho do Vale do Ivaí, onde deu seus primeiros passos na vida religiosa. Seu nome agora figura entre os possíveis sucessores de Francisco, e Borrazópolis, cidade que o viu crescer e se tornar padre, pode, no futuro, ter um filho ilustre ocupando o mais alto posto da Igreja Católica.

MATÉRIAS RELACIONADAS
Cardeal João Braz de Aviz recebe Título de Cidadão Honorário

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.