Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Conservação e educação ambiental abrem a agenda de maio dos CBHs do Paraná

DCIM/100MEDIA/DJI_0935.JPG

Três Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná (CBH) – Piraponema (dos rios Pirapó e Paranapanema 3 e 4), do Alto Ivaí e Norte Pioneiro se reunirão nesta semana para dar continuidade à programação de atividades de 2024. Os eventos terão como pauta, entre outros itens, a apresentação de estratégias de fortalecimento da educação ambiental e discussões essenciais para a elaboração de planos de conservação das bacias paranaenses.

As reuniões estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, com apoio técnico e financeiro, além de atuar na secretaria executiva.

Na quinta-feira (09), às 9h30, ocorre a 7ª Reunião Extraordinária do CBH Alto Ivaí. Entre os assuntos está a discussão sobre o andamento dos trabalhos da revisão do termo de referência que será utilizado para a contratação do Plano de Bacia do Comitê. O encontro será virtual, com transmissão pelo YouTube.

No mesmo dia, às 14h, o CBH Piraponema organiza a 43ª Reunião Ordinária, também de forma virtual. Na agenda está prevista a divulgação de um parecer para solicitar a reavaliação do enquadramento de um trecho do Rio Bandeirantes do Norte, no Noroeste do Estado. Além disso, haverá uma apresentação sobre educação ambiental com foco em recursos hídricos. A reunião pode ser acompanhada por este link.

Por fim, na sexta-feira (10), a partir das 9h30, acontece a 4ª Reunião Extraordinária do CBH Norte Pioneiro. No encontro será apresentado o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno (Pacuera) do Reservatório Artificial da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Beira Rio. O engenheiro florestal Arnaldo Muller, professor da PUCPR, irá participar das deliberações em relação ao plano. A discussão pode ser acompanhada de forma online, AQUI.

GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH/PR, e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários de águas e Sociedade Civil Organizada, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.