Cocari implanta Hotel das Abelhas no CTC

As abelhas têm papel fundamental na agricultura. Cerca de 35% do volume de produção mundial dos alimentos é resultado da polinização de insetos, especialmente as abelhas. Preocupada com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável da agricultura, a Cocari, em parceria com a empresa Ihara, implantou no Centro Tecnológico da cooperativa (CTC) um Hotel de Abelhas. A cerimônia de inauguração ocorreu durante a Expo Cocari 2024.

Conforme explicou o supervisor Técnico do CTC, Cleonei Alieve, o objetivo do Hotel das Abelhas é servir como abrigo. E as plantas do Horto Medicinal e da coleção de cafés, mantidos no CTC, servirão como nutrição. “O intuito é que as abelhas possam aproveitar a floração do café e das plantas do Horto Medicinal para a produção de mel”, esclarece.

Boas práticas agrícolas

Outro objetivo é a conservação das espécies de abelhas. Devido à exposição a altos índices de inseticidas usados nas lavouras, algumas espécies já estão sendo consideradas em extinção.

“As abelhas são sensíveis a inseticidas. Onde tem abelhas e colmeias é sinal de que tem um bom manejo, que não estão sendo usados produtos demasiadamente. Portanto, o intuito do hotel é também de demonstrar essa preocupação da Cocari em relação ao meio ambiente, com a conservação das espécies, por meio das boas práticas agrícolas”, analisa Clonei, apontando que muitas plantas dependem da polinização das abelhas para conseguir produzir sementes ou frutos.

Hotel das Abelhas

A estrutura do Hotel das Abelhas foi especialmente preparada para promover o convívio com insetos polinizadores e para auxiliar na preservação dessas espécies, proporcionando abrigo e nutrição.

O espaço, harmônico e funcional, foi projetado para garantir a oferta de pólen e néctar, com espécies de plantas que florescem o ano todo, além de fontes de água e proteção contra sol e chuva.

Não é permitida a reprodução deste conteúdo.