Mensagens Personalizadas

Artagão Júnior participa de anúncio de R$ 202,1 milhões para fortalecer o atendimento especializado do SUS no Paraná

Tempo de leitura: 3 minutos

O Governo do Paraná deu mais um importante passo no fortalecimento da saúde pública nesta quinta-feira (25). O governador Ratinho Junior anunciou a liberação de R$ 202,1 milhões para ampliar o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 399 municípios paranaenses. O anúncio contou com a presença do deputado estadual Artagão Júnior, do deputado federal Sandro Alex, do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Alexandre Curi, além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de diversas regiões do Estado.

Os recursos serão transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde, com previsão de depósito já nesta sexta-feira (26). O investimento integra a estratégia do Governo do Estado para fortalecer a média complexidade, ampliar o acesso da população a consultas e exames especializados, reduzir filas e agilizar diagnósticos e encaminhamentos em todas as regiões do Paraná.

LEIA TAMBÉM:  Projetos-padrão da Saúde impulsionam obras em cidades do Vale do Ivaí

Durante o evento, Artagão Júnior recebeu diversas lideranças municipais que acompanharam o anúncio dos investimentos, entre elas os prefeitos Dimas Vier (Inácio Martins), Francisco Clei (Foz do Jordão), Roberto Rossi (Palmital), Ivanor Muller (Teixeira Soares), Orli de Cristo (Ivaí), Primis de Oliveira (Godoy Moreira), Pedro Taborda (Rio Branco do Ivaí) e Renan Romanichen (Cândido de Abreu); os vice-prefeitos João Sartori (Palmital), Dirceu Camargo (Imbituva), Ivonei Gomes (Marilândia do Sul) e Júnior (Foz do Jordão); além dos vereadores Erick da Saúde e João, de Rio Bom.

Os recursos poderão ser utilizados pelos municípios para custear consultas especializadas, exames diagnósticos e o pagamento de prestadores de serviços do SUS. A distribuição foi definida pelo critério per capita, no valor de R$ 17 por habitante, com base na estimativa populacional de 2025 do IBGE. Todos os municípios serão contemplados, sem necessidade de adesão a programas ou convênios específicos.

LEIA TAMBÉM:  Chuva volta ao Paraná a partir do fim de semana, prevê o Simepar

Para o deputado Artagão Júnior, o investimento reafirma o compromisso do governador Ratinho Júnior em fortalecer a saúde pública e garantir atendimento de qualidade à população em todas as regiões do Paraná.

“O Paraná segue avançando porque tem planejamento, responsabilidade e compromisso com as pessoas. Esse investimento de mais de R$ 202 milhões vai fortalecer o atendimento especializado, reduzir filas e garantir mais qualidade no serviço prestado aos paranaenses. Agradeço ao governador Ratinho Junior por mais essa importante iniciativa, que beneficia todos os 399 municípios e reforça a parceria com as administrações municipais em favor de quem mais precisa”, destacou o parlamentar.

Os repasses foram estabelecidos pela Resolução nº 746/2026, que define o valor destinado a cada município, garantindo que todas as cidades do Paraná recebam recursos para ampliar e qualificar os atendimentos especializados oferecidos pelo SUS.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações