A Argentina está nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. Neste sábado, no estádio Ahmad Bin Ali, uma das grandes favoritas ao título bateu a Austrália por 2 a 1 e garantiu classificação para enfrentar a Holanda, velha conhecida, na próxima etapa do Mundial. Messi, no milésimo jogo da carreira, teve grande atuação e comandou a vitória argentina. Foi dele o primeiro gol da partida. Julián Álvarez, aproveitando falha com os pés do goleiro Mat Ryan, ampliou. A Austrália descontou após chute de Goodwin e desvio em Enzo Fernández – a arbitragem deu gol contra do argentino. O time australiano ainda ameaçou chegar ao empate, inclusive com um gol perdido no último lance. Mas não conseguiu. Está eliminada.
A Argentina encara a Holanda pelas quartas de final na próxima sexta-feira, às 16h, no estádio Lusail. O vencedor estará na semifinal – e, se o Brasil chegar lá, será o adversário.
Os caminhos de Argentina se cruzam novamente, como aconteceu nas Copas de 1974, 1978, 1998, 2006 e 2014. O duelo mais marcante foi em 1978, quando os sul-americanos bateram os europeus na final, por 3 a 1. O histórico tem duas vitórias para a Holanda, um empate, uma vitória para a Argentina na prorrogação (justamente na final de 1978) e outra na disputa por pênaltis. Os holandeses fizeram sete gols e os argentinos, quatro.
A partida contra a Austrália marcou o milésimo jogo da carreira de Lionel Messi. E ele foi aquele craque decisivo que o mundo se acostumou a ver. No primeiro tempo, contra um impressionante ferrolho australiano, conseguiu um tabelamento e abriu o placar. Foi seu terceiro gol nesta Copa, o nono em Mundiais – número que fez com que ultrapassasse Maradona e ficasse atrás apenas de Batistuta como maior goleador argentino em Copas.
GE