Mensagens Personalizadas
Edit Content
Edit Content

Alunos do Paraná retornam de intercâmbio na Austrália

Foto: SEED-PR

Um grupo de 50 estudantes da rede estadual de ensino desembarcou nesta sexta-feira (5) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Os alunos retornaram ao Brasil após um semestre letivo de intercâmbio na Austrália, viabilizado pelo programa “Ganhando o Mundo”.

O saguão do aeroporto foi palco de reencontros emocionados entre os adolescentes e seus familiares. Simone Janz, moradora da Lapa, aguardava a filha Nicole com entusiasmo. “Só fiquei sabendo depois que ela já tinha feito as provas e sido selecionada. Fiquei muito feliz porque é a maior oportunidade que ela teve”, contou. Para Nicole, a experiência resultou em crescimento pessoal. “A gente aprende a fazer tudo sozinho. É um amadurecimento que vamos levar para o resto da vida”, afirmou a estudante.

A autonomia adquirida também foi destaque na fala da intercambista Fiorella Nakamura. “Cresci bastante como pessoa, aprendi um novo idioma e a viver sozinha”, relatou.

Formação e Investimento

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, acompanhou a chegada e ressaltou o impacto da iniciativa. “Ver nossos estudantes voltando mais maduros, confiantes e com uma visão ampliada de mundo mostra que o investimento transforma vidas de verdade”, disse.

Ao retornarem, os alunos continuam acompanhados por técnicos pedagógicos para implantar projetos interdisciplinares em suas escolas de origem, compartilhando o conhecimento adquirido com a comunidade escolar.

Próximas Chegadas e Expansão

Nos próximos dias, outros 196 estudantes devem desembarcar no país. O cronograma inclui retornos da Austrália e da Irlanda ainda em dezembro. Já o grupo do “Ganhando o Mundo Agrícola”, que está nos Estados Unidos, chega no dia 23 deste mês. Os alunos que estão no Reino Unido retornam em janeiro de 2026.

O programa, que custea todas as despesas (incluindo passagens, vistos, hospedagem e um auxílio mensal de R$ 800), prepara sua maior edição para 2026. A previsão é enviar dois mil alunos para países como Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Austrália.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações