A Cultura Cooperativista e os benefícios de ser cooperado Cocari

No mês de julho comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo. Um modelo de negócio global, que traz solidez e prosperidade para os seus membros.

E a Cocari se orgulha em fazer parte deste modelo de negócio há mais de 62 anos. Seu propósito é fazer com que os seus cooperados prosperarem juntos, partilhando os desafios, as conquistas e fazendo girar a economia das localidades onde a cooperativa está inserida.

Quais os benefícios do cooperativismo

No mês do cooperativismo, a Cocari convida você para mergulhar na cultura cooperativista e realizar uma importante reflexão: quais os benefícios de ser cooperativista e fazer parte da cooperativa?

Nestes 62 anos de história a Cocari buscou incorporar inúmeras tecnologias aplicadas ao campo, visando eficiência produtiva, por meio da disponibilização de um amplo portfólio de produtos, serviços, máquinas e implementos, e uma consultoria técnica especializada para o acompanhamento do produtor desde o planejamento da sua safra até a colheita.

Outra preocupação da cooperativa é com o recebimento e armazenamento dos grãos. Fechando um ciclo virtuoso e seguro para o cooperado.

Este cenário de negócio não é visto nos outros modelos, que oferecem somente produtos e não estão comprometidos com o recebimento dos grãos e nem com as dificuldades que a produção possa vir a ter, como uma alta nos preços de insumos, quebra de safra, entre outros. Dificuldades que a cooperativa busca soluções e presta apoio integral aos seus membros.

O apoio integral a toda a família também é um benefício e uma realidade na cooperativa, que busca formar mulheres, jovens e crianças dentro do cooperativismo e dar todo o suporte e conhecimento para que permaneçam na propriedade.

Esse é modelo cooperativista, nele todos os cooperados são donos, um modelo que visa um resultado em que cooperativa e cooperados cresçam juntos, que prioriza as pessoas, e busca fortalecer as práticas econômicas ao mesmo tempo em que proporciona as melhores oportunidades para todos, de maneira igual e justa.

Oportunidade de crescimento

A trajetória da Cocari e de seus cooperados tem demonstrado que é possível unir desenvolvimento econômico e social, aliando produtividade e práticas sustentáveis, gerando benefícios e oportunidades de crescimento nas atividades dos cooperados.

Exemplo disso é o produtor Jair Geraldo Pessin, de Marialva. Ele faz parte do quadro de cooperados da Cocari há pelo menos 25 anos, e conta que o principal motivo que o levou, juntamente com seu irmão e sócio, Luiz Carlos, a se tornarem cooperados foi a segurança. “Eu me lembro que a gente perdia muito dinheiro com cerealistas e quando surgiu a oportunidade de se cooperar, não pensamos duas vezes e nunca nos arrependemos. A Cocari sempre foi muito correta e sempre nos ajudou muito”.

Cocari é segurança

Para Jair, a grande vantagem de ser cooperado da Cocari é poder dormir tranquilo. “Dormir sabendo que sua lavoura está assegurada não tem preço. Não temos preocupação com a venda da produção, entregamos tudo na Cocari e podemos dormir tranquilos que o pagamento está garantido. Isso tudo é segurança”, afirma.

Outro fator destacado por ele, e que também representa a segurança da cooperativa junto aos cooperados, é quando problemas climáticos provocam danos à lavoura. “A Cocari nunca deixou de receber nossa produção e dar apoio para que possamos continuar”. E por fim, o cooperado fez elogios aos colaboradores da sua unidade de vínculo, tanto do atendimento administrativo, quanto do técnico.

Para o produtor, o crescimento que alcançou em sua propriedade, desde que se tornou cooperado é muito grande. “São muitas as vantagens de ser cooperado. A compra em grande quantidade, que facilita e reduz os custos de produção, as negociações, as promoções que a Cocari faz nos insumos, tudo ajuda muito, e com a redução de custos de produção, vamos ajeitando a propriedade e tocando também as terras arrendadas”.

O cooperativismo contribui para mudar realidades e valorizar a cooperativa e ter orgulho de ser cooperativista fortalece o sistema, que é modelo para os demais e ajuda a todos prosperar.

Redação Cocari 

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.