Mensagens Personalizadas

Evento vai capacitar lideranças para impulsionar o desenvolvimento dos municípios

Borrazópolis

Prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças envolvidas no desenvolvimento dos municípios paranaenses terão uma oportunidade importante nos dias 26 e 27 de agosto: participar da Formação de Gestores Municipais de Desenvolvimento Econômico, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná (Seic) em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).

O evento faz parte do programa Especializa Paraná, iniciativa voltada à capacitação técnica de gestores públicos com foco na especialização produtiva e no fortalecimento da economia regional. As atividades serão realizadas no Campus da Indústria do Sistema FIEP, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba. As atividades acontecerão das 8h às 18h e contarão com certificação para os participantes.

Além disso, haverá uma versão complementar online, disponível posteriormente na plataforma da Escola de Gestão do Paraná, ampliando o alcance da formação. Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil, a proposta do evento é apresentar estratégias, ferramentas inéditas de gestão e experiências de sucesso que possam ser aplicadas nos municípios para fortalecer a economia local. “Queremos promover a articulação regional e impulsionar a especialização produtiva como motor de desenvolvimento”, afirmou.

A programação contará com palestras de especialistas e lideranças do setor, incluindo o presidente do Sistema FIEP, Edson Vasconcelos, o gerente do Observatório Sistema FIEP, Sidarta Ruthes, o próprio secretário Marco Brasil, além de representantes da Fomento Paraná, do Banco Regional do ExtreBRDE, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do programa Pró-Metrópole.

Entre os temas abordados estão o uso de dados para o planejamento estratégico municipal, financiamento e estruturação de parques industriais, casos de sucesso em especialização produtiva, articulação regional e governança.

Durante o evento, será feita a apresentação oficial do Programa Especializa Paraná. Marco Brasil destacou que é fundamental que os municípios tenham quadros técnicos preparados para planejar o futuro com base em dados e em estratégias de especialização produtiva. “Com o Especializa Paraná, estamos criando uma rede de desenvolvimento regional articulada e qualificada”, destacou.

A Formação de Gestores conta com o apoio da Escola de Gestão do Paraná, da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), da União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (UVEPAR) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP).

Além das palestras, haverá trocas de experiências e um workshop prático para estimular a integração entre os gestores presentes.

Como reforça o slogan do programa, “A mudança começa com quem lidera. Especialize seu município”, o convite é feito a todos que atuam na linha de frente do desenvolvimento local e desejam transformar desafios em resultados concretos.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas pelo link da Escola de Gestão do Paraná.

ESPECIALIZA  O Programa Especializa Paraná abrange um conjunto de ações para capacitar gestores e impulsionar o desenvolvimento regional a partir do potencial produtivo de cada município.

Em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), o programa disponibiliza a plataforma Especializa Inteligente, que oferece um raio-X detalhado da realidade econômica dos municípios paranaenses. Por meio dessa ferramenta, os gestores têm acesso a dados estratégicos que permitem identificar potencialidades produtivas e planejar ações específicas para atrair investimentos e impulsionar o crescimento econômico. Atualmente, a plataforma já conta com 73 agentes cadastrados, representando 47 municípios.

Outra importante frente do programa é a Residência Técnica em Políticas de Especialização Produtiva, realizada em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Ao todo, 40 bolsistas foram selecionados para atuar no programa. Eles são formados em áreas como administração, comunicação, economia, engenharia, tecnologia e relações internacionais.

A iniciativa é resultado de um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os residentes estão desenvolvendo atividades em Curitiba e em outras 12 cidades do interior, por meio das Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável (AGEUNIs), apoiando diagnósticos e projetos locais que promovem a especialização produtiva e a articulação regional.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações