Aconteceu nesta quarta-feira, 20 de março, a segunda reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Faxinal, na Casa da Amizade (Rotary Club).
Na pauta, a atual situação da dengue no município, prestação de contas da saúde do exercício 2023, relatório anual de gestão e relatório detalhado do quadrimestre anterior.
A reunião iniciou com o supervisor de Endemias, Silvio José Simões, detalhando as regiões onde estão localizados os casos de dengue no município. Seguido pela coordenadora de Endemias, Claudete Albach, relatando que o município já contabiliza mais de 1.189 casos positivos de dengue.
O diretor da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, Sanitária e Saúde do Trabalhador (CVASST), Michael Rodolfo Bento, destacou o esforço da Vigilância Sanitária com relação ao arrastão de limpeza nos bairros mais críticos, porém encontra-se dificuldade, pois os entulhos que estão sendo recolhidos, nem sempre são os depósitos do Aedes aegypti.
Na continuidade foi apresentado a prestação de contas do exercício 2023 da pasta da Saúde, pelo contador João Pedro Taborda, destacando que o total aplicado no referido ano foi de R$ 25.818,763,75 (vinte e cinco milhões, oitocentos e dezoito mil, setecentos e sessenta e três reais e setenta e cinco centavos), valor que corresponde a 30,23% do orçamento do município.
Na sequência, conselheiro Vinicius Malaquias, explanou sobre o RAG (Relatório Anual de Gestão) e RDQA (Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior), onde são expressas todas as ações do departamento de saúde durante o ano anterior. Após esclarecidas as dúvidas dos conselheiros (as), as matérias foram colocadas em votação e aprovadas por unanimidade.
No final foi decidido que a próxima reunião do Conselho será no salão da ACEF – Associação Comercial e Empresarial de Faxinal.