A nova posse da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (AMUVI) acontecerá em Rio Branco do Ivaí, conforme convite oficial divulgado pela entidade. A cerimônia de transmissão de posse está marcada para o dia 30 de janeiro, sexta-feira, com início às 10 horas, no Salão da Igreja Imaculada Conceição, localizado na Rua Rio Iguaçu, s/nº, em Rio Branco do Ivaí.
Na ocasião, o prefeito de Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda Desplanches, assumirá a presidência da AMUVI para a gestão 2026. A solenidade marca a continuidade do trabalho conjunto entre os municípios, reforçando o fortalecimento institucional e o compromisso com o desenvolvimento regional do Vale do Ivaí.
A mudança na presidência ocorre conforme acordo firmado na última eleição da entidade, quando foi formada uma chapa de consenso. Pelo entendimento, os dois prefeitos eleitos para os cargos de presidente e vice dividiram o mandato, sendo um ano para o prefeito Primis de Oliveira, de Godoy Moreira, e outro para Pedro Taborda, de Rio Branco do Ivaí. Em razão disso, Primis formalizou a renúncia para que o acordo fosse cumprido.
Vale lembrar que a eleição da atual diretoria foi marcada por um cenário inicialmente conturbado, com outros nomes se colocando como candidatos à presidência da entidade. Após diálogos e negociações, os prefeitos chegaram a um consenso, evitando o bate-chapa e garantindo unidade entre os municípios da AMUVI.
A posse anterior ocorreu em 31 de janeiro do ano passado, em Godoy Moreira, quando Primis de Oliveira assumiu a presidência da associação, tendo Pedro Taborda como vice. Na ocasião, a diretoria também contou com Maurício Bueno, de Cruzmaltina, como tesoureiro, e os prefeitos Rodolfo Mota, de Apucarana; Cézar do Anízio, de Rosário do Ivaí; e Ana Lúcia, de Cambira, no Conselho Fiscal.


