A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) publicou nesta quinta-feira (18) o edital 64/2025 – GS/Seed com a lista de profissionais aprovados na Prova de Habilitação “Consulta Diretores”, etapa que integra o processo de escolha de diretores das escolas estaduais. A votação ocorreu em 2 de dezembro, e a posse dos diretores designados por Processo de Consulta à comunidade escolar está prevista para ocorrer em 2 de janeiro de 2026.
Participaram como candidatos os professores e funcionários efetivos da rede estadual e também professores contratados em Regime Especial/PSS (esses somente nas escolas do campo e das ilhas, quando não houvesse servidor efetivo inscrito), que cumpriram todos os requisitos previstos nos editais, incluindo aprovação no curso de formação de gestores e na Prova de Habilitação.
A escolha dos diretores ocorreu por voto direto, secreto e facultativo, com participação de alunos a partir de 16 anos, pais ou responsáveis e servidores da escola. “A participação da comunidade escolar na escolha dos diretores fortalece o vínculo entre a escola e seu território, além de garantir lideranças preparadas para enfrentar os desafios do cotidiano escolar e promover um ambiente de aprendizagem cada vez mais acolhedor e eficiente”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
COMISSÕES – O processo é conduzido por comissões consultivas formadas por representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar entre eles, professores, funcionários, pais e alunos, sob coordenação das Comissões Consultivas Central e Regionais da Secretaria.
A definição dos novos diretores acontece a cada quatro anos, no segundo semestre do último ano do mandato vigente. Neste ano, participaram 1.452 candidatos habilitados a ocupar o cargo de diretor em 1.115 colégios da rede estadual de ensino.
Para a chefe do Departamento de Gestão Escolar (DGE), Neiva Niero, a gestão impacta diretamente no desenvolvimento dos estudantes. “Nós trabalhamos com uma gestão de resultados e voltada para a aprendizagem, sempre pensando nos estudantes”, afirma.
Para serem considerados habilitados, os candidatos passam por duas etapas eliminatórias. A primeira consistiu na participação e aprovação em curso de formação em gestão escolar. A segunda é a prova presencial sobre os conteúdos do Programa de Desenvolvimento de Liderança, realizada nos dias 19 de outubro e 5 de novembro.

