Desde 30 de maio, aposentados e pensionistas do Brasil todo passaram a contar com a opção de atendimento presencial para tratar de descontos associativos não autorizados em seus benefícios. Agora, é possível consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos diretamente nas agências dos Correios.
No Paraná, tem 408 sendo 28 na região do Vale do Ivaí, das agências dos Correios habilitadas para atender os beneficiários, que são: Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Corumbataí do Sul, Cruzmaltina, Faxinal, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lunardelli, Marumbi, Manoel Ribas, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Nova Tebas, Novo Itacolomi, Ortigueira, Rio Bom, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí.
ABRANGÊNCIA NACIONAL – São mais de cinco mil agências participantes em todo o território nacional. O serviço foi concebido especialmente para quem tem dificuldade com atendimento pelos canais digitais, como o aplicativo Meu INSS ou a Central 135.
A iniciativa amplia de forma significativa a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em localidades sem unidades próprias do INSS. Além disso, fortalece o papel dos Correios como braço do Governo Federal no enfrentamento às fraudes que prejudicaram idosos.
Nas agências, aposentados e pensionistas podem:
Consultar se houve algum desconto em seu benefício
Contestar descontos não autorizados
Confirmar se algum desconto foi autorizado
Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis)
Analisar documentos enviados por associações
Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS
GOLPES — Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para oferecer esse serviço. O atendimento é feito apenas pelo aplicativo, pelo site do INSS, pela Central 135 e, agora, presencialmente nas agências dos Correios.