O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (9) que a nova vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan, começará a ser aplicada em janeiro de 2026. Este é o primeiro imunizante de dose única desenvolvido integralmente no Brasil.
O lote inicial, com 1,3 milhão de doses, será destinado prioritariamente aos profissionais da Atenção Primária, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em visitas domiciliares. Segundo o ministro Alexandre Padilha, a estratégia visa proteger os trabalhadores que são a porta de entrada para o atendimento dos casos da doença.
A previsão é estender a vacinação ao público geral conforme o aumento da capacidade produtiva, fruto de uma parceria com a chinesa WuXi Vaccines. A campanha para a população deve começar pelos adultos de 59 anos, regredindo gradualmente até a faixa dos 15 anos.
O município de Botucatu (SP) será utilizado como área de estudo para vacinação em massa. O imunizante do Butantan, registrado pela Anvisa na segunda-feira (8), apresentou eficácia de 89% contra formas graves da doença e 74,7% contra casos sintomáticos.


