As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital da Providência foram certificadas com 100% de aprovação na Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA). A entrega do certificado de Adesão Plena ocorreu nesta terça-feira (29), em cerimônia realizada em Londrina.
Na Macrorregião Norte do Paraná, apenas quatro hospitais alcançaram a adesão plena ao programa da SESA, o que torna a conquista do Hospital da Providência ainda mais significativa. A certificação é baseada nos critérios da Anvisa e comprova o comprometimento da Instituição com a segurança, qualidade da assistência e cuidado centrado no paciente.
A adesão plena reconhece o cumprimento de todas as metas estabelecidas, incluindo identificação correta dos pacientes, prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde, quedas, lesões por pressão e outras práticas fundamentais no ambiente hospitalar, especialmente em unidades de terapia intensiva.
“Foi um momento de muito orgulho. A conquista da adesão plena demonstra o compromisso da equipe do Núcleo de Segurança do Paciente com a qualidade no atendimento”, destacou Daniele Quiezi Peregrino, gerente de qualidade do Hospital da Providência.
A gerente operacional, Irmã Renata Tavares, reforçou a importância da conquista, especialmente para os pacientes internados em estado crítico. “A certificação representa não apenas o reconhecimento de boas práticas, mas também uma importante garantia de segurança e excelência nos cuidados prestados nas UTIs. Para pacientes e familiares, isso significa maior confiança nos serviços oferecidos e, para a equipe, é a confirmação de que o trabalho realizado atende aos mais altos critérios de segurança e eficiência”.
Irmã Renata reforçou ainda que o reconhecimento vai além do selo de qualidade. “Estar entre esse seleto grupo evidencia nosso compromisso com a melhoria contínua, a capacitação profissional e o cuidado centrado no paciente. Mais do que um selo, o certificado é um reflexo do nosso esforço coletivo em oferecer um ambiente seguro e de excelência”, finalizou Irmã Renata.