Mensagens Personalizadas

TSE seleciona planos para teste público das urnas eletrônicas

Das 109 propostas de planos para serem executados no Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, conhecido popularmente como Teste da Urna, 27 foram aprovadas e outras dez foram aprovadas com ressalvas.

O prazo para apresentação de recursos, junto ao TSE,  referentes aos planos não aprovados termina nesta terça-feira (11) e, na sexta-feira (14), será publicado o resultado com a lista final das inscrições selecionadas e dos planos aprovados.

A oitava edição do Teste Público será realizada de 1 a 5 de dezembro, na sede do TSE, em Brasília, utilizando os sistemas que serão aplicados nas Eleições Gerais de 2026.

O objetivo é reforçar a segurança, a transparência e a confiança nos processos de registro, apuração e transmissão de votos.

Desenvolvido por especialistas de diversos órgãos, incluindo os da Justiça Eleitoral, das Forças Armadas, do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério das Comunicações, o equipamento é considerado um marco global em tecnologia eleitoral.

Inicialmente chamada de Coletor Eletrônico de Votos, a urna começou a ser utilizada em 1996, e desde 2009 passa por testes de segurança antes e durante o ano eleitoral.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações