
Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o Sudeste Asiático nesta sexta-feira (28), causando destruição e mortes. O epicentro foi em Mianmar, perto da cidade de Mandalay, onde prédios desabaram e o governo militar declarou estado de emergência. Pelo menos três pessoas morreram na cidade de Taungoo, quando uma mesquita veio abaixo.
Na cidade de Aung Ban, um hotel desmoronou, deixando duas vítimas fatais e cerca de 20 feridos. Imagens nas redes sociais mostram escombros espalhados e construções parcialmente destruídas. Em Mandalay, parte do muro do antigo palácio ruiu, e uma torre de relógio desmoronou.
A Tailândia também foi afetada pelo tremor. Em Bangcoc, um arranha-céu em construção caiu, matando uma pessoa e ferindo trabalhadores. As autoridades declararam a cidade como área atingida por desastre, com equipes de resgate ainda em ação. Hospedados em hotéis, muitos turistas correram para as ruas, enquanto uma piscina suspensa despejava água no solo.
Relatos de pânico vieram de Yangon, maior cidade de Mianmar, e de Bangcoc, onde prédios balançaram por minutos. Na China, tremores foram sentidos na província de Yunnan, mas sem registro de vítimas. O terremoto foi seguido por um forte tremor secundário, aumentando os temores de novos desabamentos.