Terminam nesta terça-feira (27) as inscrições para o FIES, que concede financiamento para estudantes de curso de graduação em instituições privadas de ensino superior.
O valor do financiamento depende da renda familiar do candidato. Para aqueles com renda de até três salários mínimos por mês por pessoa, ou R$ 4.236, o financiamento mínimo é de 50%. Já para os estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscritos no CadÚnico, o financiamento é de 100%.
Outro critério usado pelo programa é o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato precisa ter feito a prova e tirado uma nota igual ou maior que 450, além de não ter zerado a redação.
As inscrições podem ser feitas no portal acessounico.mec.gov.br/fies. O candidato deve selecionar até três opções de curso, em ordem de preferência e o resultado sai no dia 9 de setembro. Repetindo então acessounico.mec.gov.br/fies.
Já para os estudantes que pretendem renegociar as dívidas com o Fies, o prazo do Desenrola Fies vai até sexta-feira (30). Segundo o último balanço, quase 350 mil estudantes aderiram. Para isso, basta acessar os canais de atendimento da Caixa e do Banco do Brasil. Podem renegociar dívidas os estudantes com contratos até 2017, com inadimplência até 30 de junho de 2023. Para aqueles inscritos no Cadúnico, o desconto pode chegar a 99%. Para os outros, os descontos chegam a 77%. Em caso de dúvida, o telefone 0800 616161, divulgado pelo MEC, pode ajudar.