Suécia registra primeiro caso de mpox fora da África

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta quinta-feira (15) o primeiro caso de infecção por mpox na Suécia, vinculado a um surto que teve origem na África. Este é o primeiro indício de que o vírus está se espalhando para fora do continente africano. A confirmação ocorre um dia após a OMS ter declarado o surto uma emergência de saúde pública global.

De acordo com autoridades de saúde suecas, a pessoa infectada contraiu o vírus enquanto estava na África, especificamente o clado Ib, que é o responsável pelo recente surto. A pessoa afetada já está sob tratamento médico.

Até o momento, autoridades de saúde dos Estados Unidos e do Canadá informaram que não detectaram nenhum caso de mpox em seus territórios.

A OMS emitiu a declaração de emergência global na quarta-feira, em resposta à crescente disseminação do surto na África, especialmente após a detecção de casos na República Democrática do Congo que se expandiram para outros países vizinhos.

O clado Ib do vírus mpox, responsável pelo surto atual, é considerado mais grave do que a versão do vírus que causou uma emergência de saúde pública em 2022. A transmissão ocorre principalmente através de contato próximo, o que aumenta a preocupação com a possibilidade de uma rápida propagação global.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.