Série Intercooperação – Rodocoop – A Cooperativa de Transporte idealizada para unir os transportadores autônomos e fortalecer a Intercooperação

A Cocari apresenta a serie “Intercooperação”. E traz as histórias de sucesso que as suas intercooperações têm proporcionado, com a geração de valor compartilhado e diferenciais competitivos de mercado.

Durante os próximos meses acompanhe no Informativo Cocari como foram formadas as intercooperações com a: Rodocoop, Aurora Coop, Coonagro e UniTI, e a força gerada para todas.

Rodocoop

O sonho de criar uma cooperativa de transportes para unir os transportadores autônomos de Mandaguari e região nasceu dentro da Cocari.

Com a aprovação da Lei 11.196, de 21/11/2005, e o Artigo 15 da MP nº 2.158-35, de 24/08/2001, que regulamentaram a organização das cooperativas de transporte, o projeto deixou o campo das ideias e se tornou realidade. Para o presidente da Cocari, Dr. Marcos Trintinalha, a lei foi um fator motivador para a criação da Rodocoop. “A aprovação da lei deu suporte e possibilitou a regulamentação das cooperativas de transportes e a organização dos autônomos, que já prestavam serviços para a Cocari na época”, observa.

Antes da regulamentação, já havia autônomos cadastrados que prestavam serviços de transporte de grãos e insumos, por meio da Transcocari. A regulamentação foi crucial para que eles aceitassem integrar uma cooperativa, que visava buscar solidez, constância e regulamentação tanto para a organização dos autônomos, quanto para a melhoria do transporte na Cocari. “Para eles, era vantajoso não serem mais autônomos esporádicos, e para a Cocari trouxe mais qualidade, agilidade e segurança no transporte”, pondera.

Projeto Inovador

Assim, no dia 7 de fevereiro de 2006, uma reunião no Módulo Cultural de Mandaguari-PR reuniu 25 motoristas, autônomos da região, para a fundação da Cooperativa de Transportes e Serviços Rodoviários – Rodocoop.

Trintinalha considera a fundação da Rodocoop um marco inovador. “O serviço de transporte ganhou agilidade e qualidade devido à facilidade nas negociações. Em vez de negociar com todos os caminhoneiros individualmente, a Cocari passou solicitar os serviços para o escritório da cooperativa, que direcionava as demandas para os motoristas interessados”, explica.

A Rodocoop foi uma das primeiras cooperativas de transporte a ser instituída após a aprovação da lei. “Isso serviu de exemplo para outras cooperativas e parceiros, que vieram buscar informações sobre o modelo criado para replicá-lo em outros lugares”, acrescenta Trintinalha.

O processo de criação da Rodocoop foi inovador por trazer benefícios para todos os envolvidos. “Estou convicto de que a cooperativa trouxe vantagens tanto para a Cocari, quanto para os autônomos. Para a Cocari, havia a certeza de que seus produtos estavam nas mãos de pessoas de confiança e com cadastro conhecido. Para os motoristas, havia a garantia de continuidade dos trabalhos, com uma empresa idônea e renomada, que confiava em seu trabalho”, afirma.

Dificuldades do Início

A maior dificuldade inicial foi convencer os autônomos da proposta apresentada, pelo então presidente da Cocari, Vilmar Sebold, dos benefícios da prestação de serviço, no modelo cooperativista. “Tivemos que demonstrar que, mesmo com a variação no volume de fretes, especialmente em períodos de safra, a cooperativa ofereceria uma base sólida e regulamentada, beneficiando tanto os caminhoneiros, quanto a Rodocoop e a Cocari”, comenta Dr. Marcos Trintinalha.

A fundação da Rodocoop também enfrentou desafios do setor de transportes, que carecia de representação política e enfrentava infraestrutura rodoviária deficiente. Naquela época, segundo a CNT (Confederação Nacional dos Transportes), quase 45% dos caminhões em circulação tinham mais de 20 anos, e 85% eram conduzidos por autônomos com dificuldades de acesso ao crédito para investimentos em veículos mais novos e seguros.

Trabalhar na informalidade trazia dificuldades econômicas, sociais e culturais, sem perspectivas de soluções. A concorrência forte e muitas vezes desleal resultava em valores de mercado insuficientes para cobrir os custos totais, que incluíam combustível, lubrificantes, manutenção e taxas fixas, como IPVA e seguros.

Satisfação

Apesar dos desafios, o presidente da Cocari expressa sua satisfação com o crescimento da Rodocoop. “É gratificante ver a cooperativa evoluir ao longo dos anos, com uma sede em Mandaguari e serviços como fornecimento de insumos, óleo diesel, pneus, e manutenção de caminhões para nossos parceiros. Ver a cooperativa expandindo seu trabalho para Goiás e Minas Gerais, agregando pessoas, é um orgulho. A maior satisfação é ver o crescimento pessoal dos associados que estão com a cooperativa desde o início, progredindo e desenvolvendo suas famílias com o respaldo da Rodocoop”, conclui.

Acompanhe nas próximas edições a continuidade da história da Rodocoop, com relatos dos cooperados sobre as mudanças que a cooperativa trouxe para suas vidas, e depoimentos de colaboradores da Cocari, Aurora e Colari, sobre o eficiente trabalho de intercooperação com a Rodocoop.

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