O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), vai licitar a restauração em concreto das rodovias PRC-487 e PR-460, entre Nova Tebas e Pitanga, na região do Centro. São 51,52 quilômetros de extensão.
O edital utiliza a modalidade contratação semi-integrada, que prevê a elaboração do projeto executivo de engenharia seguida pela execução da obra. A sessão de disputas está marcada para o dia 11 de fevereiro, no portal Compras.gov.
O trecho contemplado começa na PRC-487, na ponte sobre o Rio Muquilão, limite entre os municípios de Nova Tebas e Iretama, e segue até o entroncamento com a PR-460 no acesso para Manoel Ribas. A partir daí a obra vai contemplar o trecho da PR-460 deste entroncamento até chegar na futura duplicação, em Pitanga.
Será utilizada a técnica whitetopping em todo o trecho, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é aproveitado como base para a execução de placas de pavimento rígido de concreto, garantindo uma pista de ótima qualidade e vida útil de cerca de 20 anos.
Também serão implantadas terceiras faixas do mesmo material em todos os pontos críticos, e acostamentos igualmente de concreto, com 2 metros de largura exceto quando há faixa adicional, onde os acostamentos ficam com 1,2 metros em um dos lados.
“Chegamos à quinta obra do eixo central de rodovias do Paraná, uma iniciativa com investimentos que já passam dos R$ 500 mil, e que vai transformar a região do Centro, e suas ligações com o Norte, Noroeste e Centro-Sul”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “É uma grande revitalização com pista de concreto, um novo corredor logístico conectando Guarapuava, Mauá da Serra e Campo Mourão, com oportunidade e desenvolvimento para todos os municípios do eixo central”.
O projeto prevê a construção de um viaduto no entroncamento das duas rodovias, acesso para o município de Manoel Ribas, e duas rótulas alongadas fechadas, uma no acesso a Nova Tebas e a outra no perímetro do distrito de Catuporanga. Ainda serão realizadas melhorias geométricas em curvas, e correção de faixas adicionais existentes que terminam antes do fim da rampa.
“A nova interseção em desnível e as duas interseções em nível vão disciplinar o tráfego de veículos e proporcionar muito mais segurança aos usuários. Outras soluções de menor porte também trazem bons resultados a longo prazo, como a melhoria de visibilidade em curvas com geometria corrigida” explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
Será implantada nova iluminação viária nas três interseções mencionadas, realizadas melhorias em quatro pontes, implantado novo sistema de drenagem de águas, nova sinalização e dispositivos de segurança, entre outros. O prazo contratual é de 810 dias (27 meses), com o projeto devendo ser elaborado nos primeiros quatro meses, e os serviços iniciais de terraplenagem já iniciando no quarto mês.
Confira a maquete da obra: