Na tarde de quinta-feira, 30/01/2025, as equipes de repressão ao contrabando da Delegacia da Receita Federal de Londrina monitoravam as rodovias da região de Ibiporã, quando abordaram um veículo Nissan que vinha da zona de fronteira. Em fiscalização ao automóvel encontrou-se 188 quilos de cabelos humanos.
Altamente procurado pela aplicação em diversos setores, como indústria cosmética, moda e extensões capilares, a demanda por cabelo natural tem sido bastante elevada. Porém a importação de cabelos humanos é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e para ingressar no país, é preciso cumprir as rígidas exigências sanitárias.
Nesse contexto, a Receita Federal tem registrado o aumento do contrabando desse tipo de produto, pois assim o infrator evita a vigilância sanitária, os encargos fiscais e supre a demanda “crescente e lucrativa” do mercado de estética.
A carga apreendida foi avaliada em R$ 380 mil e tinha como destino final a cidade de São Paulo. Agora a Receita Federal iniciará procedimentos para aplicar o perdimento da mercadoria e do veículo. Também irá identificar outros envolvidos e financiadores da ação criminosa.