Preocupada com os impactos negativos do lixo eletrônico no meio ambiente, e no intuito de facilitar aos cooperados o descarte desse tipo de material, há 10 anos a Cocari realiza a Campanha EcoEletro, com o objetivo de conscientizar cooperados, colaboradores e comunidade em geral sobre a importância do descarte correto de lixo eletrônico.
Este ano, a campanha ocorrerá entre os dias 02 e 13 de setembro. Como é de praxe, durante esse período, as unidades da Cocari funcionarão como postos de coleta dos produtos eletrônicos quebrados ou sem uso.
Podem ser entregues celulares, baterias, pilhas, computadores, impressoras, rádios, televisores, e aparelhos eletrônicos em geral.
A EcoEletro recolheu, nos últimos dois anos, volume próximo a 6.000 quilos de materiais eletrônicos. Em 2022 foram recolhidos 3.500 quilos, e em 2023, foram recolhidos 2.200 quilos. O total inclui material entregue nas unidades do Paraná, Goiás e Minas Gerais.
Todo o material segue para a associação E-Letro de Londrina (PR) e para a cooperativa Cooper Rama (GO), ambas especializadas na reciclagem de materiais eletrônicos.
Impactos ao Meio Ambiente
De acordo com informações da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), os impactos negativos do lixo eletrônico no ambiente são alarmantes. “A quantidade de lixo eletrônico produzida globalmente a cada ano está crescendo, o que aumenta a preocupação com o destino desses produtos. Quando não reciclados corretamente, esses resíduos podem liberar substâncias tóxicas, prejudicando o solo, a água e a atmosfera”, aponta a entidade.
Descarte correto de lixo eletrônico
A maneira correta de descartar lixo eletrônico é por meio de coleta seletiva, como a Cocari possibilita com a EcoEletro.
A ABREE orienta que os dispositivos devem ser descartados inteiros, limpos e desconectados. Além disso, é importante assegurar-se de apagar todos os dados pessoais contidos nesses aparelhos.
Conscientização sobre o consumo
Outro fator de conscientização que a ABREE destaca como imprescindível diz respeito às consequências do consumo irresponsável de eletrônicos. “É necessário repensar os hábitos de consumo e descarte de aparelhos, aprimorando práticas sustentáveis e apoiando à coleta seletiva de lixo eletrônico”.
Cooperado, aproveite a Campanha EcoEletro da Cocari e descarte corretamente os equipamentos velhos, quebrados e que não têm mais utilidade.
Redação Cocari