Na terça-feira (13), o candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o primeiro entrevistado de uma série de entrevistas conduzida pelo apresentador Carlos Massa, o Ratinho.
Bolsonaro defendeu as eleições limpas e reafirmou que se for reeleito em outubro, o Auxílio Brasil vai continuar sendo R$ 600. Disse que em seu governo, ao contrário de benefícios de governos anteriores, mesmo conseguindo emprego o cidadão não deixará de receber o benefício. Ele também reafirmou que as mães solteiras ou mulheres chefes de família seguirão com o valor dobrado, de R$ 1.200.
Ratinho perguntou sobre a atuação de seu governo em meio a pandemia da covid-19 e de uma crise mundial, potencializada pela guerra da Ucrânia. “Enfrentamos uma pandemia, uma seca nunca vista no ano passado e uma guerra com efeitos no mundo todo. Atacamos nas duas frentes: comprando vacina na hora certa e recursos para estados e municípios para que a economia não quebrasse”, disse.
Indagado sobre as acusações de machismo, Bolsonaro afirmou que o seu governo foi o que mais investiu em ações e benefícios voltados a elas. “É narrativa, Ratinho. Não é o que você vê nas ruas quando eu saio. E as mulheres não estão entrando nessa pilha da oposição”, justificou, alegando que tem sido muito bem recebido pelo eleitorado feminino.
Ao dizer que, em breve, os brasileiros iriam sentir a queda no valor dos alimentos, o candidato pontou que o governo zerou os impostos federais da cesta básica e que, com o incremento da agricultura familiar, a tendência é de mais redução nos supermercados: “Vão cair de preço e ninguém precisa se preocupar”.
Quando perguntado sobre os erros de seu governo, disse que comete excessos e que dentre eles estão “falar alguns palavrões de vez em quando e o pessoal leva para o outro lado. De resto, tudo certo”. E concluiu: “Eu falo palavrão, mas não sou ladrão”.
Sobre o resultado das eleições de outubro, Bolsonaro afirmou que “eleições limpas você não tem que discutir” e reiterou que tem sido muito bem recebido por onde passa pelo país.
Veja na íntegra:
Ratinho ainda vai entrevistar na próxima semana, Ciro Gomes (PDT) na segunda-feira (19); Simone Tebet (MDB) na terça-feira (20). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não confirmou presença. Com duração de 30 minutos, todas as entrevistas são ao vivo.
SBT