Mensagens Personalizadas

Psicologia da Fatec Ivaiporã inicia projeto de saúde mental com recuperandos da Apac

Tempo de leitura: 2 minutos

O curso de Psicologia da Fatec Ivaiporã iniciou o projeto de extensão – Voluntário como Arquiteto da Mudança: ciclo de atividades reflexivas com homens privados de liberdade na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Ivaiporã. A projeto iniciou na terça-feira, dia 23 de junho, e atenderá 40 recuperandos no período de 6 meses.

O 1º encontro foi dedicado ao fortalecimento de vínculos e aproximação entre os recuperandos e os acadêmicos Gabrielly Miranda de Almeida, Annelise Paz Possolli e Diego Jordão, sob a supervisão da coordenadora do curso de Psicologia, Vanessa Gonçalves, e da psicóloga da Apac, Thaiane Zubko.

Segundo Vanessa Gonçalves serão trabalhados temas ligados à saúde mental, relações familiares e desenvolvimento pessoal. “O projeto de extensão busca complementar o trabalho desenvolvido pela equipe da Apac”, disse.

LEIA TAMBÉM:  Projeto de Pedagogia da Fatec Ivaiporã conecta professores e compartilha práticas de sala de aula

Temáticas

Os encontros seguirão um cronograma previamente definido – acompanhando as etapas do projeto. “Antes de cada encontro faremos supervisões com os acadêmicos para preparar as temáticas que serão trabalhadas presencialmente”, explicou a psicóloga da Apac, Thaiane Zubko citando temas como ansiedade, autoestima, autoperdão, comunicação não violenta, habilidades sociais e prevenção ao suicídio.

Thaiane Zubko comentou que os internos têm histórias diferentes. Mas o olhar é voltado à recuperação. “Trabalhamos para que reconstruam projetos de vida e fortaleçam a saúde emocional”, reforçou a psicóloga.

LEIA TAMBÉM:  Diretores da Fatec Ivaiporã realizam Arraiá para coordenadores e equipe administrativa

Para o acadêmico Diego Jordão, a experiência representa um importante aprendizado acadêmico e humano. “Vamos conhecer a história dos recuperandos sem julgamentos e com uma postura de acolhimento. É uma oportunidade de quebrar preconceitos, aprender e contribuir de alguma forma para o fortalecimento da saúde mental dos recuperandos”, declarou.

Durante os próximos encontros serão desenvolvidas dinâmicas, rodas de conversa e atividades reflexivas voltadas ao fortalecimento da autoestima, desenvolvimento da autonomia, relações familiares, saúde mental masculina, controle da ansiedade e construção de projetos de vida.

Lúcia Lima – jornalista

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações