A PRVias, uma empresa Motiva, tem intensificado as ações de prevenção a queimadas, que tendem a aumentar em períodos de seca típicos do inverno. A concessionária promove o mapeamento de ocorrências, direciona equipes para áreas mais afetadas e faz campanhas educativas com foco ambiental e de segurança para motoristas.
O número de queimadas às margens das rodovias do Lote 3 do Paraná aumentou quase 12 vezes. Foram 12 casos em junho e 142 em agosto, o que afeta a vegetação, a fauna, a segurança viária e a qualidade do ar para quem trafega ou reside em áreas próximas.
Para enfrentar esse cenário, é feito o mapeamento e monitoramento de áreas com maior incidência de queimadas para que as equipes possam agir mais rapidamente e com maior precisão. Em caso de incêndios de pequeno porte, os próprios colaboradores agem com equipamentos e caminhões-pipa da concessionária. A partir de ocorrências de médio porte, o Corpo de Bombeiros é acionado e a PRVias dá apoio operacional.
A concessionária também mantém a campanha “Queimadas: saiba como evitar acidentes”, com distribuição de panfletos, mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) e orientações para casos em que a fumaça invade a rodovia, como reduzir a velocidade, manter os vidros fechados e não parar na pista.
“Nosso objetivo é reduzir os riscos de acidentes, preservar a segurança de quem trafega pelas rodovias e evitar danos ambientais”, diz o gerente de Operação e Conservação da PRVias, Arrison Szesz.
Sobre a PRVias – A PRVias, uma empresa Motiva, é responsável pela concessão de 569 quilômetros de rodovias no estado do Paraná e abrange 21 municípios nas rodovias BR-369, BR-376, BR-373, PR-445, PR-170, PR-323 e PR-090. O investimento ao longo de 30 anos será de R$ 16 bilhões em obras de melhorias de infraestrutura viária, como contornos, duplicações e faixas adicionais, além da operação.
Sobre a Motiva – Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em Trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em Aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Foi a primeira empresa a abrir capital no Novo Mercado da B3 e compõe há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3.