O ESG+Coop – Programa de Sustentabilidade do Cooperativismo Paranaense iniciou a divulgação nas cooperativas do Estado do Paraná. Nesta quinta-feira, o evento acontece em Toledo, tendo como anfitriã a Sicredi Progresso PR/SP. O novo programa é uma iniciativa do Sistema Ocepar, promovida por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), desenvolvida em parceria com a empresa Gália Consultoria e Treinamento, Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (Isae), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e mais duas instituições de ensino internacionais: Audencia Business School, de Nantes, na França, e Woxsen University, da Índia.
Segundo o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o programa é fundamental para o desenvolvimento das cooperativas e a sustentabilidade buscada por meio dele abrange os aspectos econômico, social, de gestão e ambiental, que integram o ESG e são uma exigência do mercado.
Ricken enfatizou que as cooperativas do Paraná já realizam um bom trabalho, mas é preciso demonstrar as boas práticas a partir da certificação das cooperativas. “Nós estamos nos propondo a desenvolver uma metodologia que comprove tudo o que o cooperativismo tem feito. E isso tem valor no mercado, financeiro e econômico. A ideia é que a cooperativa tenha essa certificação, para que ela possa utilizá-la e nós possamos demonstrar para o mercado que somos responsáveis por aquilo que fazemos e ofertamos. A base é essa. Precisamos do apoio de todos vocês para desenvolvermos essa ação adequadamente. Sucesso a todos nós”, disse o presidente do Sistema Ocepar durante a abertura do programa, em Ponta Grossa, no dia 20 de outubro.
Segundo o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, espera-se que haja o fortalecimento da imagem das cooperativas, por meio da sistematização e divulgação das ações do setor em benefício do meio ambiente e os impactos sociais positivos da cadeia produtiva do cooperativismo. Um relatório de atividades consistente poderá ampliar as oportunidades de negócios e melhorar o acesso a crédito aos empreendimentos cooperativistas.
Imagem de capa: Ocepar
Redação Cocari com informações do Sistema Ocepar