A partir desta sexta-feira (31), a rodovia BR-101 (Rio-Santos) implantará o sistema free flow de cobrança de pedágio, que não utilizará cancelas e será definitivo após um período de testes.
Ao passarem pelos pontos de cobrança, os motoristas terão suas placas identificadas e serão cobrados automaticamente, sem a necessidade de parar em uma praça de pedágio.
Os débitos serão realizados automaticamente para aqueles que possuem a tag, um dispositivo eletrônico oferecido por operadoras de pagamento automático de pedágio autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os outros motoristas terão até 15 dias para efetuar o pagamento da taxa por meio do aplicativo ou site da concessionária, que também aceitará PIX.
Para carros de passeio, a tarifa será de R$ 4,10. Já para veículos comerciais, a tarifa será multiplicada pelo número de eixos. Nos finais de semana e feriados nacionais, a tarifa será diferenciada para ambas as categorias, sendo de R$ 6,80.
A concessionária CCR RioSP, responsável pela administração da Rodovia Rio-Santos, oferecerá descontos na tarifa para motoristas que optarem por adquirir a tag, variando entre 5% e 70%.
Com informações do SBT