O presidente da Cocari, Dr. Marcos Trintinalha integra o grupo de 18 dirigentes de cooperativas, vinculadas à Auroracoop que viajaram em missão aos Estados Unidos.
Além da Cocari, a viagem reuniu representantes das cooperativas Copercampos, Coperdia, Cooperauriverde, Coopervil, Coolacer, Cooperitaipu, Cooper A1, Cooperalfa, Cooasgo, Frisia, Ocesc e Fecoagro.
Antes de embarcar, liderado pelo presidente da Aurora, Neivor Canton, e acompanhado por dirigentes da Ocesc-Sescoop, o grupo visitou as unidades da Aurora em Arujá e Guarulhos, em São Paulo.
Realidade do Agro em Boise
Os dirigentes chegaram em Idaho, Boise, no dia 2 de agosto, para conhecer a realidade do agronegócio na região noroeste americana.
No domingo (03), durante uma palestra, o consultor Fernando Figueredo, capixaba, morador dos EUA há 30 anos, apresentou a programação da semana aos dirigentes.
Ainda no domingo, o grupo subiu as Montanhas Rochosas e almoçou em um restaurante que tem como proprietários processadores de gado Angus, que atendem restaurantes e vendem pela internet, uma média semanal de três mil cabeças de gado.
Eles visitaram também um supermercado em Boise para ver como são expostas as mercadorias. Os dirigentes catarinenses e paranaenses ficaram impressionados com a variedade e os preços praticados na região, e admirados com a grande variedade de frios e os tipos de cortes e embalagens de carnes.
Resumo da semana
Durante a semana, os visitantes conheceram uma lavoura de lúpulos e a indústrias de cerveja, que mantêm um fomento que contempla todo o processo produtivo, desde a plantação do lúpulo até a fábrica da cerveja.
Os cooperativistas mostraram especial interesse nesse produto como alternativa de renda nas pequenas propriedades.
A programação contemplou também uma palestra sobre o mercado americano.
Em Idaho, visitaram um dos principais produtores de gado de leite e de corte dos Estados Unidos, sendo o terceiro maior produtor de laticínios do país. Na produção de gado e bezerros, ocupa a 13ª posição.
Fernando Figueredo fez uma exposição sobre alguns dados do Brasil e dos estados de Santa Catarina e Paraná, destacando a importância que o agro tem para o país e a representatividade dos estados no contexto agropecuário.
Neivor Canton mostrou as atividades que a cooperativa desenvolve, seus números, sua expressão no mercado internacional, sempre enaltecendo a importância do cooperativismo para viabilizar as atividades agrícolas dos pequenos produtores rurais.
Canton também mostrou os projetos sociais desenvolvidos pela Aurora através da Fundação Aury Bodanese, e destacou que a Aurora exporta cerca de 8% da sua produção de suínos para os EUA e que pretende ampliar essa participação, aguardando inclusive a abertura das exportações de frango para os Estados Unidos.
Os cooperativistas do grupo Aurora visitaram ainda três vinícolas da região, para conhecer o sistema de produção e a variedade de uvas cultivadas, culminando com a degustação das diversas variedades de vinho produzidas pelos americanos.
A viagem finalizou no dia 11 de agosto. Em breve, publicaremos uma matéria com as considerações e destaques do presidente da Cocari sobre a missão técnica aos EUA.
Redação Cocari