
No dia 30/11/2023, a Polícia Rodoviária Federal realizou comandos de saúde com ênfase na detecção de possíveis alterações na pressão arterial dos motoristas profissionais, em especial motoristas de veículos de carga.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil morrem diariamente 388 pessoas em virtude da hipertensão arterial, por ser uma doença silenciosa, estima-se que 50% das pessoas acometidas pela doença não sabem. Sua origem está relacionada à predisposição genética e ao modo de vida.
Infelizmente boa parte dos acidentes de trânsito são causados por mal súbito, o que desencadeou esta operação a nível nacional da PRF que contou com a ajuda de órgãos e entidades da área da saúde para a sua realização.
Na região de Londrina o comando foi realizado na Unidade Operacional de Ibiporã e contou com a presença do SEST/SENAT, que enviou profissionais. Os motoristas abordados passaram por exames de aferição da pressão arterial, orientações para uma vida mais saudável e receberam brindes entregues pelos SEST/SENAT.