Na manhã desta quarta-feira (18), a Polícia Militar (PM) de Apucarana emitiu um alerta sobre a atuação de golpistas que estão tentando enganar comerciantes locais por meio de ligações telefônicas.
De acordo com o tenente Januário, do 10º Batalhão da PM, os criminosos fazem ameaças de roubos ou atentados contra as lojas caso os comerciantes não enviem dinheiro ou produtos. “Essas ligações têm o objetivo de causar medo e pânico nos comerciantes. Os estelionatários afirmam que irão roubar ou realizar algum atentado se a pessoa não transferir uma quantia em dinheiro ou entregar produtos”, explicou o tenente.
Esse tipo de golpe já foi registrado anteriormente em Apucarana, e a PM está reforçando a necessidade de manter a calma e acionar a polícia imediatamente ao receber esse tipo de chamada.
Em comunicado oficial, a Polícia Militar orienta os comerciantes a entrarem em contato com a PM em caso de tentativa de golpe:
🚨 Alerta de golpe em Apucarana 🚨
“Na manhã de hoje, dia 18, diversos comerciantes do centro de Apucarana relataram ter recebido ligações anônimas com ameaças de roubo. Essas chamadas fazem parte de uma prática de estelionato, prevista no artigo 171 do Código Penal, popularmente conhecida como ‘golpe’.
Os golpistas solicitam depósitos via Pix, geralmente em contas de laranjas, ou exigem que o dinheiro seja deixado em um local para ser coletado por um terceiro, ameaçando roubar o estabelecimento caso o pedido não seja atendido.
A PM alerta que essas ameaças visam instaurar pânico e, por falta de conhecimento, muitos acabam caindo no golpe. Orientamos que, em caso de contato desse tipo, mantenham a calma e acionem a polícia imediatamente pelo telefone 190, WhatsApp do disque denúncia (43) 3426-3134 ou pelo aplicativo 190, disponível na Play Store.”