Polícia Federal deflagra operação “Modo Avião” em três estados

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal do Brasil, deflagrou na manhã desta terça-feira (09 de agosto) a operação “Modo Avião”, cujo objetivo é desmantelar uma organização criminosa instalada no Norte do Paraná, voltada à prática do crime de lavagem de dinheiro e importação irregular de produtos eletrônicos.

Cerca de 240 policiais federais e 60 servidores da Receita Federal estão cumprindo 56 mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva nos estados do Paraná, São Paulo e Ceará. Durante as investigações, foram apreendidas dezenas de carregamentos de produtos eletrônicos importados ilegalmente, com prejuízo estimado em R$ 428 milhões.

Além dos mandados de busca e apreensão, na ação de hoje estão sendo bloqueados mais de 428 milhões em várias contas bancárias de pessoas e de empresas utilizadas no esquema de lavagem de dinheiro. Os investigados responderão pelos crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa, cujas penas máximas somadas atingem 22 anos de reclusão.

A operação recebeu o nome de “Modo Avião” em alusão aos aparelhos celulares importados ilegalmente e comercializados em grande escala pela OrCrim. O “Modo Avião” é um comando utilizado para interromper as atividades do celular, assim como as ações de hoje visam interromper as atividades da OrCrim.

O Delegado de Polícia Federal Vinícius Faria Zangirolani, fala sobre a operação:

Não é permitida a reprodução deste conteúdo.