O sistema de pagamentos instantâneos Pix bateu mais um recorde na última sexta-feira (5), com 224,2 milhões de transações realizadas em um único dia. Esse número supera o recorde anterior de 206,8 milhões, registrado em 7 de junho deste ano.
De acordo com o Banco Central, o Pix se consolida como um importante instrumento para a inclusão financeira, a inovação e a concorrência no mercado de pagamentos do Brasil. Desde seu lançamento em dezembro de 2020, o sistema já conta com mais de 160 milhões de usuários, sendo 150 milhões de pessoas físicas e 14 milhões de empresas.
O Pix se tornou o meio de pagamento mais popular no país pelo segundo ano consecutivo, com quase 42 bilhões de transações realizadas em 2023, um crescimento de 75% em relação ao ano anterior. As transações via Pix já superam as de outros meios de pagamento tradicionais, como cartão de crédito, débito, boleto, TED, DOC, cheques e TEC, que juntas somaram 39,4 bilhões no ano passado.
Novidades chegando!
- Pix automático: A partir de 28 de outubro deste ano, o Pix automático entra em vigor, funcionando de maneira similar ao débito automático. Ou seja, o usuário autoriza as cobranças em sua conta bancária e os débitos são realizados automaticamente, sem a necessidade de confirmação individual a cada transação. Essa modalidade será a única novidade para o Pix no segundo semestre de 2024, segundo o Banco Central. O Pix automático poderá ser utilizado para pagamentos de contas como água, luz, telefone, internet, escola, plano de saúde, entre outros.
- Pix por aproximação: O lançamento do Pix por aproximação está previsto para fevereiro de 2025. Essa nova funcionalidade permitirá que os usuários realizem pagamentos por aproximação do smartphone em terminais compatíveis, similarmente à tecnologia NFC já utilizada em cartões de crédito e débito. O Pix por aproximação será lançado em conjunto com as novas regras para o sistema Open Finance.
Com informações do Banco Central