Pedestres poderão atravessar ponte interditada entre Kaloré e Borrazópolis

A ponte sobre o Rio Bom, localizada na PRC-466 entre Borrazópolis e Kaloré, será interditada para reformas entre os dias 28 de outubro e 18 de novembro, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Inicialmente, a interdição seria completa, proibindo inclusive a passagem de pedestres. No entanto, o engenheiro Thalyson Thelyno, responsável pela obra, informou que, após um acordo com o DER, será permitida a passagem a pé.

Reformas e transtornos

O bloqueio total do tráfego de veículos durante o período é necessário para a instalação de novas lajes de concreto nas junções entre a ponte e suas cabeceiras. Os trabalhos incluem a demolição do pavimento atual, instalação de armaduras metálicas, concretagem e tempo de cura do concreto, o que inviabiliza a operação de “pare-e-siga” por conta do espaço reduzido — as faixas têm apenas 3,10 metros cada.

A obra faz parte de um contrato de manutenção que engloba 13 pontes da região, com investimento total de R$ 9,2 milhões. Especificamente, a reforma da ponte sobre o Rio Bom demandará mais de R$ 400 mil e incluirá, além da substituição das lajes, a recuperação das estruturas de concreto, melhorias no sistema de drenagem, instalação de novos dispositivos e sinalização, além de limpeza e pintura. A ponte possui 107,7 metros de extensão e 6,4 metros de altura.

Impacto na comunidade

Embora a obra traga melhorias na segurança, a interdição provocará transtornos. Um exemplo é o caso de Viviane, moradora de Borrazópolis, que enfrentará dificuldades para realizar seu casamento em Kaloré durante o período da obra.

Rotas alternativas

Com o bloqueio da ponte, o DER orienta que os motoristas utilizem a PR-170, entre Apucarana e Borrazópolis, como rota alternativa. Outra opção é seguir pela PR-466 até Jandaia do Sul, depois pela BR-376 até Cambira e, por fim, retomar a PR-170 até Novo Itacolomi, totalizando aproximadamente 100 km.

Para quem já estiver nas proximidades da ponte, há opções por estradas rurais. Segundo o prefeito de Kaloré, Moacir Andreola, na descida do Sabino, na PR-170, é possível acessar um caminho rural em direção ao Bairro dos Pinheiros e seguir até Kaloré. São cerca de 17 km por estrada de terra. Contudo, outra via rural pelo Bairro Carvalho está temporariamente bloqueada devido a uma obra de pavimentação.

Essas rotas alternativas buscam minimizar os impactos da interdição, garantindo que os moradores consigam se locomover durante o período de obras.

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.