Partidos iniciam convenções para escolha de candidatos no Paraná

A partir desta quarta-feira (20) até o dia 5 agosto serão realizadas as convenções dos partidos políticos e federações destinadas a deliberar sobre coligações visando as eleições de 2022. É o prazo para escolhas dos candidatos a presidente da República e a governador e respectivos vices, senador e seus suplentes, além de deputado federal e deputado estadual, segundo o calendário eleitoral 2022. No encontro, os partidos também definem as estratégias a serem utilizadas para o pleito, cuja votação está marcada para o dia 2 de outubro.

O ex-prefeito de Guarapuava César Silvestri Filho (PSDB) será o primeiro a formalizar a candidatura ao Palácio Iguaçu, em convenção marcada para esta quarta-feira, às 17 horas, na sede do
partido em Curitiba. A ideia dos tucanos é reunir apenas membros da executiva do PSDB e Cidadania, partidos que estarão federados. Já o lançamento oficial da candidatura de Silvestri Filho será feita em outro evento, segundo sua assessoria.

O Partido dos Trabalhadores fará convenção em Curitiba, no sábado (23), para oficializar o ex-governador e ex-senador Roberto Requião (PT), que terá como vice, o ex-deputado Hermas Brandão (PV), mas o candidato ao Senado não foi definido. O lançamento presencial de campanha será no dia 13 de agosto.

A convenção partidária do PSD, que deverá lançar a candidatura à reeleição do governador Ratinho Junior (PSD), está marcada para o próximo dia 30, às 10 horas, no Expotrade Convention Center, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). Legendas maiores como PP, PL e MDB já estão certas na coligação majoritária na corrida ao Senado e governo. O nome do vice de Ratinho Jr. ou do candidato ao Senado poderá sair de indicações desses partidos. Entretanto, outras siglas também estão na briga. O PP terá o deputado Guto Silva como pré-candidato ao Senado e faz convenção partidária neste sábado (23), em Londrina, enquanto o MDB marcou convenção para a próxima segunda-feira (25), no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. A coligação de Ratinho Jr. ainda terá o Republicanos, que tem cinco deputados estaduais na base de sustentação na Assembleia Legislativa, e agendou para o dia 30 em Curitiba o evento no Clube Paraná Social, às 9h.

O PL (Partido Liberal), do presidente da República Jair Bolsonaro, deverá apoiar Ratinho Junior. O deputado federal Filipe Barros havia comunicado ser pré-candidato ao governo, mas confirmou
que concorrerá à reeleição na Câmara dos Deputados. O partido pretende indicar ao Senado o deputado Paulo Martins, que chega com o “status” de candidato de Bolsonaro. O PL fará convenção no dia 3 de agosto, no Salão de Eventos do Clube Urca (União Recreativa Cultural Ahú), bairro do Ahú, também na capital.

O União Brasil, com o ex-juiz federal Sergio Moro, e o Podemos, do senador Alvaro Dias, também terão candidatos ao Senado, mas não definiram qual coligação estarão para disputa ao governo do Estado e nem data da convenção.

PSOL e Rede Sustentabilidade estão federados e marcaram convenção para o dia 30 de julho. O grupo terá como candidata ao governo Professora Angela Machado e ao Senado Larseon Matias, que é presidente estadual do PSOL. Os dois partidos de esquerda apoiam a reeleição do ex-presidente Lula (PT), mas não estarão com Requião no primeiro turno. Já o Agir 36 (ex-PTC) realiza a convenção no dia 4 de agosto para oficializar o candidato do administrador Zé Boni ao governo do estado. O encontro será em Curitiba, em local a ser definido.

Folha de Londrina

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.