Mensagens Personalizadas

PARANÁ: Pedagogos contribuem para transformação social

Nesta semana celebramos o Dia Nacional do Pedagogo (20 de maio), uma data que reconhece a importância desses profissionais na construção de uma sociedade mais consciente, inclusiva e educadora. A Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná presta homenagem especial aos pedagogos que atuam no sistema de socioeducação, sob a sua coordenação, contribuindo de maneira decisiva para a ressocialização de adolescentes em conflito com a lei.

Esses profissionais desenvolvem estratégias pedagógicas que vão além do conteúdo escolar. Com sensibilidade, escuta ativa e compromisso, eles acolhem e oferecem oportunidades de transformação por meio da educação. Atualmente, são 51 pedagogos atuando nas unidades socioeducativas, além de uma pedagoga na Coordenação Adjunta, fortalecendo assim o suporte técnico e estratégico às ações nas unidades.

Para o Secretário, Santin Roveda, os pedagogos são agentes essenciais na transformação de vidas. “No contexto da socioeducação, eles contribuem significativamente para que os adolescentes possam reconstruir suas trajetórias, com base na educação, no respeito e na cidadania”, destacou.

Jakeline Goldoni é pedagoga no Cense Cascavel I e conta que foi trabalhando na socioeducação que ela conseguiu enxergar a educação de forma plena. “Nesse ambiente é possível verificar as transformações que o ensino pode proporcionar na vida dos adolescentes e de suas famílias, através do olhar amplificado da pedagogia”, contou. “Então a gente consegue entender as necessidades pedagógicas de cada um a partir de suas histórias e caminhamos juntos para que vislumbrem novos caminhos”, afirmou.

O pedagogo Benhur Wagner Taborda, do Cense Toledo, conta que uma de suas atribuições é motivar os estudantes a se apropriarem dos valores escolares, demonstrando a relevância da escolarização para o futuro pessoal e profissional. “Os adolescentes da socioeducação, via de regra, têm um histórico de desestímulo pela escola, defasagem idade-série. Nesse sentido, cabe ao pedagogo institucional resgatar esses valores e estimular o engajamento nas atividades, bem como a continuidade após o cumprimento da medida”.

Benhur também trabalha na articulação com instituições profissionalizantes para ajudar os adolescentes a se qualificarem e ingressarem no mercado de trabalho. “Ao longo dos anos já vi muitos educandos que hoje trabalham, estudam, têm suas famílias e estão construindo novas histórias de vida. O trabalho pedagógico mostra que todos têm direito à educação e podem se reerguer”, destacou.

A Secretaria da Justiça e Cidadania agradece e parabeniza todos os pedagogos que atuam com ética, empatia e comprometimento no sistema socioeducativo do Paraná.