O mês de outubro marca a Campanha Outubro Rosa, promovida pela Cocari, que foca na conscientização das mulheres sobre a importância do autocuidado. Essa é uma oportunidade única de ampliar a abordagem sobre a saúde da mulher e a prevenção do câncer, de forma mais ampla, incluindo também o câncer do colo do útero.
Confira a programação de nosso Ambulatório Médico para esse Outubro
A Cooperativa coloca em pauta a prevenção através de uma ampla programação em seu Ambulatório Médico. A campanha inclui ações que incentivam a realização de exames como Mamografia, Papanicolau e de Pele.
As inscrições para os exames estarão abertas de 1º a 18 de outubro, com a realização marcada para o dia 19 de novembro na Sede e nos dias 20 e 21 de novembro na Indústria. Para as unidades Cocari localizadas em outras regiões, bem como nas concessionárias Tratornew e Tratorcase, os exames poderão ser realizados na rede municipal de saúde.
Palestra reforçará a importância da saúde da mulher
No dia 25 de outubro, às 16 horas, o auditório da Sede da Cocari, em Mandaguari – PR, receberá a psicóloga Maressa Vieira, especialista em Desenvolvimento Humano e analista Comportamental. A palestra abordará temas relacionados à saúde da mulher e será transmitida para todas as unidades da cooperativa em Paraná, Goiás e Minas Gerais.
Casual Day
Para reforçar o apoio à campanha, todas as sextas-feiras de outubro serão dedicadas ao “Casual Day”. Durante essas datas, os colaboradores poderão usar camisetas na cor rosa, demonstrando apoio à causa.
Dados indicam 88 mil novos casos no Brasil em 2 anos
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que entre 2023 e 2025, espera-se a ocorrência de 704 mil novos casos de câncer no Brasil, com destaque para o câncer de mama com 71 mil novos casos, e câncer do colo do útero, respectivamente com 17 mil. O INCA alerta que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres no país. A prevenção primária e a detecção precoce são fundamentais para reduzir tanto a incidência quanto a mortalidade associada a essa patologia.
Bons hábitos ajudam na prevenção
A prevenção primária do câncer de mama foca na redução dos fatores de risco modificáveis e na promoção de hábitos saudáveis. Praticar atividade física, manter um peso corporal adequado por meio de uma alimentação equilibrada e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas estão associados à diminuição do risco de desenvolvimento da doença. A amamentação também se revela um fator protetor.
Diagnóstico precoce
A detecção precoce é essencial para que as mulheres estejam atentas aos sinais que possam indicar a presença do câncer. Essa vigilância permite a identificação da doença em fases iniciais, possibilitando intervenções mais eficazes e aumento nas chances de sobrevida. O INCA recomenda que as mulheres realizem autoexames regularmente em momentos de conforto, como durante o banho ou na troca de roupas, sem necessitar de uma técnica específica, valorizando a autopercepção.
Já para a prevenção do câncer do colo do útero, a terceira neoplasia mais frequente em mulheres do Brasil, é recomendado a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), principal causador da doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina do HPV, sendo recomendado em dose única para meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos. E, está disponível para pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos, que apresentam maior risco de desenvolver câncer e complicações relacionadas ao HPV.
Com a participação de todos, a Cocari espera fazer a diferença na saúde das mulheres, promovendo um Outubro Rosa repleto de prevenção e conscientização.
Veja como a Cooperativa está apoiando este importante mês de prevenção e autocuidado.