A Polícia Civil do Paraná, por meio da 17ª Subdivisão Policial de Apucarana, deflagrou na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Boi do Ivaí , resultado de investigação robusta que identificou a atuação de uma organização criminosa especializada em furtos de gado em diversas cidades do Vale do Ivaí e região de Apucarana.
Durante a ação policial, foram cumpridos 04 mandados de prisão, além de mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário.
As ordens judiciais foram deferidas após representação da Polícia Civil, fundamentada em inquéritos policiais e em análises técnicas que demonstraram a estruturação e a divisão de tarefas do grupo criminoso, bem como sua reiterada atuação na prática de furtos de semoventes.
Ao total foram expedidos seis mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos nas cidades de Apucarana, Marialva, Sarandi e Maringá.
As investigações apuraram que os investigados estão vinculados a pelo menos 08 crimes ocorridos na região entre outubro e dezembro de 2024, envolvendo furtos de gado e implementos agrícolas, além de delitos correlatos como receptação e adulteração de veículos utilizados nas ações ilícitas, conforme apurado nos autos do Inquérito Policial e demais peças investigativas.
Um dos alvos foi preso em flagrante pela prática do crime de posse irregular de munição e encaminhado para a Central de Flagrantes de Maringá.
Os demais presos foram encaminhados à Cadeia Pública de Apucarana, onde permanecem à disposição da Justiça.
Dois investigados não foram localizados durante as diligências e são considerados foragidos da Justiça.
As investigações continuam, com foco na identificação de outros possíveis envolvidos, captura dos foragidos, bem como na responsabilização por outros delitos correlatos praticados pela organização criminosa.
A Polícia Civil reforça seu compromisso permanente com a repressão qualificada aos crimes patrimoniais rurais e com a segurança no Vale do Ivaí.

