A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, criando uma oportunidade única para aumentar a visibilidade, o engajamento e o reconhecimento global do cooperativismo. O movimento cooperativista presente em mais de 100 países e reunindo cerca de 1,2 bilhão de membros, segundo dados da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), é fundamental para a economia global.
Impacto na economia
Com três milhões de cooperativas atuando em diversas áreas, como: agropecuária, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, trabalho, produção de bens e serviços, além de transporte. O cooperativismo promove o bem-estar social e gera um impacto significativo na economia e é responsável por 280 milhões de postos de trabalho, o que representa 10% da população ocupada no planeta.
Anúncio oficial e tema do ano
O anúncio oficial da ONU foi no dia 25 de novembro, durante a Conferência Cooperativa Global da ACI em Nova Delhi, na Índia. Sob o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, o Ano Internacional das Cooperativas celebra o impacto transformador desse modelo de negócio, que promove a geração de empregos, renda, inclusão e dignidade em diferentes segmentos da economia.
Símbolos e significados
A marca criada para representar visualmente o ano reflete esses valores, com a imagem de pessoas conectadas formando a letra “C”, simbolizando o principal diferencial das cooperativas: a união em prol do avanço coletivo. As cores escolhidas para a marca têm significados profundos: o vermelho representa a sociedade, o azul representa a economia e o verde representa o meio ambiente.
Um modelo para o futuro
O modelo cooperativista de negócios tem se mostrado eficiente e viável para enfrentar os desafios globais. Em um mundo que busca soluções sustentáveis e inclusivas, o cooperativismo se destaca como um exemplo de colaboração, inovação e responsabilidade social. O Ano Internacional das Cooperativas é uma oportunidade para reforçar a importância desse modelo e ampliar sua contribuição para um mundo mais justo e igualitário.
Compromisso da Cocari
A Cocari, como parte desse movimento, está comprometida em promover os valores cooperativistas e fortalecer a atuação de seus associados, preparando-os para um futuro em que colaboração e solidariedade são essenciais ao sucesso no agronegócio.