A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) realizou, na última quarta-feira (07), Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para apresentar as principais linhas de sua atuação para 2023. A reunião aconteceu em formato híbrido e contou com a participação de diretores e dirigentes das Unidades Estaduais. Entre os principais eixos apresentados para o aumento da competitividade do cooperativismo, estão a representação junto aos Três Poderes; a aplicação das estratégias ESG [ambiental, social e gestão]; e a expansão dos negócios coop com acesso a mercados, inovação e promoção do selo SomosCoop.
“Ainda estamos vivendo um período de relativa incerteza em nosso país, frente as mudanças que estão por vir, mas o que importa para o cooperativismo é olhar para dentro e nos concentrar em fazer o que está ao nosso alcance. Vamos nos centrar em apoiar nossas cooperativas para que possamos atingir a meta de R$ 1 trilhão de Prosperidade e 30 milhões de cooperados em 2027”, afirmou o presidente Marcio Lopes de Freitas.
Institucional
O fortalecimento dos comitês de mulheres e de jovens, Elas pelo Coop e Geração C, estão entre as ações prioritárias para o próximo ano. Além disso, a continuidade de eventos e publicações técnicas e jurídicas, o radar de boas práticas dos prêmios nacionais da OCB, a publicação de boletins com estudos de tendências para o coop e o AnuárioCoop 2022 são ações que serão continuadas em 2023.
Mercados e Competitividade
Na seara de inserção das coops em mercados, a OCB entregará a nova roupagem da plataforma NegóciosCoop, que incluirá sistema de pagamento e será aberta para consumidores em geral. Nessa área também, as rodadas de negócios, como a realizada durante a Semana de Competitividade 2022, terão continuidade com participação em feiras virtuais e presenciais.
Representação Política e Frencoop
Para garantir a presença do coop na pauta do Congresso Nacional, a OCB realizará pesquisa de opinião parlamentar, atuar na reinstalação da Frencoop e organizar um ciclo de reuniões com atores estratégicos como líderes partidários, presidentes de comissões.
No âmbito do Poder Executivo, a OCB pretende se aproximar de atores estratégicos dos altos escalões do governo, fortalecer a atuação em fóruns de discussão e realizar seminários técnicos sobre políticas públicas.
A atuação junto aos Três Poderes será direcionada para a inclusão do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo; atualização da Lei Geral das Cooperativas; regulamentação da Lei Complementar 196/22; conectividade rural; participação das coops em licitações; ampliação da atuação no mercado de seguros; e outras temáticas que serão divulgadas na Agenda Institucional do Coop 2023. Além disso, o Programa de Educação Política da OCB terá continuidade, tendo em vista que em 2022, resultou na reeleição de 80% de parlamentares cooperativistas e pelo menos 50 parlamentares que já expressaram amplo apoio ao coop dentro do Parlamento.
Redação Cocari com informações da OCB