Paraná
A Cocari alerta seus cooperados sobre a prorrogação de prazo para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFP-e), divulgada pela Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná (Sefa) e a Receita Estadual do Paraná.
A obrigatoriedade que entraria em vigor no dia 1º de julho, passa a vigorar em 5 de janeiro de 2026, para todos os produtores rurais, independentemente do faturamento.
Com essa mudança, os produtores rurais terão mais seis meses para se adequar às novas normas.
A NFP-e é um documento totalmente digital que registra transações de mercadorias com validade fiscal, substituindo gradualmente a Nota Fiscal de Produtor em papel. Desde 2021, os produtores com faturamento superior a R$ 200 mil já eram obrigados a utilizar a NFP-e em operações interestaduais, e a partir de 2026 essa obrigatoriedade se estenderá a todas as operações.
Para mais informações, os produtores do Paraná podem acessar o link: https://sped.fazenda.pr.gov.br/NFPe/Pagina/Obrigatoriedade-da-NFP-e)
Baixe o APP Cocari
Visando maior praticidade, os cooperados da Cocari podem emitir suas notas fiscais de remessa ou venda diretamente pelo aplicativo. A funcionalidade é simples, segura e permite que o produtor cumpra suas obrigações fiscais de maneira rápida, sem a necessidade de comparecer à unidade da cooperativa.
Se você ainda não tem, acesse a loja de aplicativos Google Play ou App Store e baixe agora mesmo o Aplicativo Cocari Produtor.