Novos conselheiros do CRM-PR tomam posse e elegem seu presidente

O novo corpo de conselheiros eleito para a gestão de 2023-2028 foi empossado na manhã de domingo (1°), na sede da autarquia, em Curitiba. Em concorrida solenidade, prestigiada por diversas autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, houve também a eleição interna para a presidência do Conselho. O cirurgião plástico e gineco-obstetra Romualdo José Ribeiro Gama foi conduzido à presidência para cumprir mandato dos primeiros 30 meses, sucedendo ao colega Roberto Issamu Yosida e se constituindo no 24°dirigente maior da instituição nestes 65 anos de atividades.

Ao todo, assumiram os 40 conselheiros eleitos pelo voto direto em pleito realizado em agosto e mais dois indicados pela Associação Médica do Paraná, entidade que esteve representada no evento, a exemplo da Academia Paranaense de Medicina, Sindicato dos Médicos e Conselho Federal de Medicina. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que também é médico, gravou mensagem – exibida em painel – reverenciando e desejando sucesso ao grupo de trabalho. Ele foi representado presencialmente pelo deputado federal e médico Luciano Ducci. Também o governador do Paraná, o Legislativo e o Judiciário estaduais, a Secretaria Estadual e Municipal de Saúde e a prefeitura de Curitiba estiveram representados.

Em seu discurso como presidente, Romualdo Gama asseverou: “Queremos engrossar as fileiras para o trabalho de resgate do profissional médico e da consequente melhor assistência à população. E, acima de tudo, ouviremos o clamor da classe médica. Mas também cobraremos dela! Aqui não há cargos. Aqui falamos de igual para igual. A porta está aberta para todos aqueles que queiram ter suas opiniões ouvidas e suas ideias consideradas. Afinal, o que o médico espera de nós? O que o movimento médico espera de nós? O que a sociedade espera de nós? Todos se farão ouvir e serão ouvidos.” Mais adiante reforçou: “Teremos desafios árduos, estaremos envolvidos diretamente com os anseios da sociedade médica, que busca a efetivação de seus direitos, consciente de seus deveres, para prestar um serviço médico de qualidade. Precisaremos enfrentá-los com serenidade e prudência.”

O Paraná conta hoje com 35.870 médicos ativos, 40% deles com domicílio na Capital. Aproximadamente 60% dos profissionais contam com pelo menos uma especialidade médica registrada. O CRM-PR iniciou suas atividades de registro de médicos em 12 de março de 1958, após ser empossada a diretoria provisória, que tinha à frente o Prof. Milton de Macedo Munhoz, que havia sido também o primeiro presidente da Associação Médica (em 1933) e que recebeu a carteira n° 001 do Conselho. Até hoje, já foram registrados 53,8 mil profissionais no estado do Paraná.

PLANTÃO DE INFORMAÇÕES

Aconteceu algo e quer compartilhar? Envie para nós!

Estamos nas redes sociais
Coloque o seu melhor e-mail e receba nossas atualizações

Ao repostar nosso conteúdo, dê os devidos créditos.